URUGUAIANA JN PREVISÃO

pandemia

Uruguaiana receberá doses da Pfizer a partir de segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde deverá iniciar a imunização da população alvo com doses da vacina da Pfizer BioNTech na próxima terça-feira, 25/5. A confirmação aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, 20/5, através de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde, que em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) definiu a expansão da distribuição das vacinas da Pfizer a municípios do interior do Estado. Até então, apenas moradores de Porto Alegre haviam recebido o imunizante devido à necessidade da manutenção das doses em superfreezers sob temperaturas baixíssimas.

Articulação política

No início do mês, a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), presidida pelo prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello (PP) havia se posicionado sobre o tema junto à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em reunião virtual. Na ocasião, Ronnie disse que as doses deviam ser distribuídas de forma descentralizada para todas as cidades do Rio Grande do Sul, garantindo que Uruguaiana e outros municípios da região tinham condições de armazenagem para o imunizante - fator apontado como motivação para a não distribuição ao interior, visto que a vacina precisa ser armazenada em temperatura bastante baixa. "Nossas manifestações foram sempre as de que tínhamos condições de logística e manutenção das vacinas e, agora finalmente, fomos atendidos nas nossas reivindicações", lembrou.

Aplicação

Ao todo, serão distribuídas 1 164 doses de vacinas da Pfizer BionNtech em Uruguaiana, destinada por meio de agendamento, que poderá ser feito a partir de hoje, 21/5, na Secretaria Municipal de Saúde (Posto Central), das 8h às 11h e das 14h às 17h; no sábado, das 8h às 11h; e na segunda-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Serão imunizadas: pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos; pessoas com mais de 60 anos; pessoas com síndrome de Down; pessoas com deficiências permanentes com comprovação junto ao Estado; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades e gestantes sem comorbidades que tenham autorização médica.

A aplicação começará às 8h de terça-feira

Armazenamento

Nas unidades de saúde que irão utilizar a vacina da Pfizer, as doses devem ser armazenadas em temperaturas entre 2°C e 8°C por, no máximo, cinco dias, período em que elas precisam ser aplicadas. Nessa temperatura, não há necessidade de ultrafreezer para conservar as doses.

Quando forem levadas às geladeiras comuns ou refrigeradores, as vacinas da Pfizer não podem ser congeladas novamente. Para a aplicação, cada frasco com seis doses deverá ser diluído com soro fisiológico injetável, e pode permanecer à temperatura ambiente por até oito horas (duas antes da diluição e seis depois). A imunização acontece em uma única dose.


Aduana tem barreira sanitária Anterior

Aduana tem barreira sanitária

Boletim aponta redução no número de casos ativos Próximo

Boletim aponta redução no número de casos ativos

Deixe seu comentário