URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde

Uruguaiana volta a registrar casos de covid-19

Fernando Zhiminaicela/Pixabay imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Em 2023 o município já confirmou 818 casos pela doença, totalizando 33.156 casos desde o início da pandemia.

No mesmo cenário em que surge uma nova variante e deixa novamente o mundo em aleta para covid-19, o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na segunda-feira, 21/8, revela que o município de Uruguaiana voltou a registrar novos casos de Covid-19. No total são sete novos casos nesta última semana.

Em 2023 o município já confirmou 818 casos pela doença, totalizando 33.156 casos desde o início da pandemia. No momento não existem pessoas hospitalizadas em decorrência de Covid-19.

Mais uma vez as autoridades reforçam a importância da vacinação, que em Uruguaiana segue acontecendo em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF), no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. Uruguaiana já aplicou 295.817 doses da vacina monovalente e da bivalente 18.882 doses.

Situação atual

Entre as evidências do novo momento da covid-19, está o último relatório sobre casos globais da doença, divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que indica uma possível nova onda. Em paralelo, alguns cientistas britânicos já sugerem até o retorno do uso de máscaras por causa de novas variantes do coronavírus. Por lá, os sinais da nova onda já são mais visíveis.

Considerando os dados coletados entre os dias 10 de julho e 6 de agosto, a OMS anunciou, na última segunda-feira, 14/8, que o número de novos casos da covid-19 aumentou em 80% em relação ao mês anterior. Em números absolutos, isso significa mais de 1,5 milhão de novas infecções.

Variantes

Analisando os dados limitados sobre a covid-19 no mundo, a variante predominante do coronavírus é a XBB.1.16 (Arcturus), responsável por 25,2% dos casos. No último mês, foi associada com 22,2% dos novos diagnósticos. Em seguida, está a XBB.1.5, associada com 12,7% dos novos sequenciamentos. As duas são classificadas como Variantes de Interesse (VOI) pela OMS.

Embora as duas sejam as mais comuns no globo, o cenário está longe de ser homogêneo. Por exemplo, a OMS já acompanha a variante EG.5, apelidada informalmente de Éris. Recentemente, ela foi classificada como uma VOI, porque pode se tornar predominante e ter algum impacto na disseminação global da doença. Nos Estados Unidos, este movimento de substituição já ocorreu e a EG.5 é predominante.

Além da Éris e das outras VOIs, uma nova variante foi recentemente descoberta em Israel e na Dinamarca, com mutações potencialmente perigosas. Erroneamente, a cepa foi chamada de BA.6 por alguns especialistas, mas o nome correto é BA.2.86, já que descende da BA.2, como informa a OMS.

Esta é considerada uma variante sob monitoramento (VUM) e, por enquanto, foram realizados apenas três sequenciamentos genéticos completos da cepa. No entanto, mais investigações estão em andamento devido aos seus potenciais riscos, como mecanismos de escape imunológico.

Atualização das vacinas

Uma versão atualizada da vacina da Pfizer contra a Covid-19, atualmente em testes em camundongos, demonstrou ser eficaz contra a variante EG.5 do coronavírus (Eris), informou a farmacêutica em comunicado.

Outras farmacêuticas, como a Moderna e a Novavax, também trabalham em versões atualizadas de suas vacinas para combater as variantes emergentes. Elas têm como foco as linhagens derivadas da XBB.1.5. A sub-linhagem da Ômicron foi responsável pelo aumento de casos de Covid-19 no mundo entre o fim de 2022 e início de 2023.

Dados iniciais de um estudo da Moderna também sinalizaram que uma versão atualizada da vacina da farmacêutica é eficaz na proteção de humanos contra a EG.5. A empresa informou que vai esperar que a vacina esteja disponível para aplicação nas próximas semanas, ela deve ser usada antes do início do outono no hemisfério Norte. A fórmula ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores de saúde.

Município recebe Fogo Simbólico da Pátria Anterior

Município recebe Fogo Simbólico da Pátria

Nova sede do MPF será inaugurada nesta terça-feira Próximo

Nova sede do MPF será inaugurada nesta terça-feira

Deixe seu comentário