URUGUAIANA JN PREVISÃO

Covid-19

Vacinação para adolescentes sem comorbidades está suspensa

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Prefeitura Municipal suspendeu a vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidades. A decisão segue recomendação do Ministério da Saúde, que voltou atrás e recomendou a imunização apenas para adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

O município manteve a vacinação de primeira dose para adultos com 18 anos ou mais e segunda dose para todos aqueles que receberam a primeira dose até 9 de julho. Poderão também receber os imunizantes gestantes e puérperas. Já a terceira dose, será aplicada em pessoas com 70 anos ou mais, vacinados com a segunda dose até 17 de março.

Suspensão

O Ministério da Saúde voltou atrás na decisão de vacinar adolescentes sem comorbidades alegando que os benefícios da vacinação neste grupo de pessoas ainda não estão claramente definidos. Disse que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda que o grupo seja vacinado e que a decisão considera o fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades apresentarem evolução benigna da doença.

A recomendação da Organização é que os menores de idade sejam imunizados somente após todas as pessoas dos grupos de risco. Entretanto, a OMS não afirmou que a imunização não deveria ocorrer.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não concordou com a manifestação do MS. Na noite de ontem, 16/9, o órgão informou que investiga uma suspeita de reação adversa de uma adolescente, que morreu após tomar a vacina da Pfizer, a única autorizada para aplicação na faixa etária de 12 a 17 anos. Mas que não há elementos suficientes para estabelecer a conexão entre o óbito e o uso do imunizante e que apesar da recomendação do MS, manteve a liberação do produto para essa faixa etária.

Estado

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que seguirá as aplicações com a remessa distribuída na última quarta-feira, 15/9, e fará nova avaliação assim que um novo lote de vacinas para primeira dose chegar ao Rio Grande do Sul. Alguns municípios do Estado já anunciarão que continuarão vacinando. É o caso de Itaqui, que tomou a decisão após manifestação da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde indicar que a imunização prossiga.


Dia do Gaúcho é marcado com Desfile de Cavalarianos Anterior

Dia do Gaúcho é marcado com Desfile de Cavalarianos

Morre cantor tradicionalista Iedo Silva vítima de covid-19 Próximo

Morre cantor tradicionalista Iedo Silva vítima de covid-19

Deixe seu comentário