URUGUAIANA JN PREVISÃO

Segurança Pública

Comitiva conhece soluções de inteligência artificial em Nova York

Mauricio Tonetto/Secom. - A apresentação foi promovida pela empresa Xertica, que mostrou tecnologias capazes de integrar emergências e apoiar investigações policiais.

Durante agenda oficial em Nova Iorque, integrantes do governo do estado participaram, na quarta-feira, 14/5, de uma apresentação promovida pela empresa Xertica, que desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial para a área da segurança pública.  

Entre os recursos demonstrados, foram destacadas plataformas que integram, em tempo real, os principais canais de emergência, como os serviços de polícia, saúde e bombeiros, permitindo uma resposta mais ágil e estratégica diante de situações críticas. Também foram apresentados sistemas de apoio à investigação policial, capazes de analisar gravações de depoimentos, identificar padrões de comportamento e até sugerir perguntas adicionais para aprofundar os inquéritos. 

De acordo com o governador, o uso da inteligência artificial pode representar um avanço significativo para a segurança pública. “Estamos conhecendo iniciativas que podem ser incorporadas às nossas políticas, com o objetivo de aumentar a eficiência e a precisão das ações policiais”, afirmou Leite.  

Ele ressaltou ainda que um dos maiores gargalos no setor é justamente a fragilidade na estrutura de alguns inquéritos — fator frequentemente apontado pela Justiça como entrave à manutenção de prisões preventivas. 

A visita à Xertica também mostrou experiências práticas de aplicação das ferramentas em estados como São Paulo e Mato Grosso, além de projetos pilotos em andamento em outros países. O governador destacou que a missão internacional vai além da análise de fornecedores: "Trata-se de compreender as tendências tecnológicas globais e avaliar como elas podem fortalecer programas já existentes, como o RS Seguro". 

A comitiva contou com a presença das secretárias Lisiane Lemos (Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade) e Paula Mascarenhas (Relações Institucionais), do presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, do presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas, e do líder do governo na Casa, deputado Frederico Antunes. 

Além de estreitar relações com potenciais parceiros internacionais, a missão também tem servido como vitrine para apresentar o “Plano Rio Grande” e a nova agência de promoção de investimentos, a Invest RS, iniciativa que busca ampliar a presença do Estado em mercados estratégicos e atrair novos recursos para o desenvolvimento regional. 


Comitiva conhece soluções de inteligência artificial em Nova York Anterior

Comitiva conhece soluções de inteligência artificial em Nova York

Vítimas são, em maioria, meninas com idade entre 11 e 15 anos Próximo

Vítimas são, em maioria, meninas com idade entre 11 e 15 anos

Deixe seu comentário