Uruguaiana terá semana de temperaturas amenas e instabilidade
Cambará do Sul
Menina de 11 anos morre após cair de mirante em cânion

Divulgação - Este é o primeiro acidente deste tipo, registrado no parque
Na tarde desta quinta-feira, 10/7, uma tragédia abalou Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra. Uma menina de 11 anos, que fazia um passeio turístico com a família na região dos cânions caiu no Cânion Fortaleza, dentro do Parque Nacional da Serra Geral. Bianca Bernardon Zanella, natural de Curitiba (PR), foi resgatada já sem vida, a cerca de 70 metros do local da queda.
Segundo a Polícia Civil, Bianca estava acompanhada dos pais e de dois irmãos menores, de 9 e 5 anos. No momento da queda, a mãe caminhava com os dois filhos mais novos em direção a uma área de descanso, enquanto o pai retornava com a filha mais velha pelo mirante. Ele relatou que, em um momento de distração, a menina se afastou e saiu correndo em direção à borda do cânion. O pai ainda tentou alcançá-la, mas não conseguiu impedir a queda. Bianca tinha diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A queda ocorreu em uma área próxima ao topo da Trilha do Mirante — uma das atrações mais procuradas do parque, de onde é possível observar toda a extensão do cânion, além da planície catarinense e do litoral gaúcho em dias de céu limpo.
Buscas
A queda ocorreu por volta de 13h. O Corpo de Bombeiros foi acionado pouco depois das 15h30 e iniciou uma operação de resgate que durou mais de 10 horas. Às 17h30, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Canela localizou a vítima com o uso de um drone equipado com câmera térmica, em uma área de encosta de difícil acesso. A operação envolveu também helicópteros da Polícia Civil e da Brigada Militar, além de equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da concessionária Urbia Cânions Verdes e voluntários especializados em resgate em montanha.
Devido à complexidade do terreno, a extração do corpo só teve início por volta das 22h, após a perfuração de rochas para fixar os equipamentos de rapel. Às 23h, dois bombeiros alcançaram o local, mas já encontraram Bianca sem vida. O corpo foi içado por cordas e retirado da área por volta da 0h30 desta sexta-feira, 11/7. Ela foi encaminhada ao Posto Médico-Legal de Taquara, onde passa por exames de necropsia.
As circunstâncias da queda de Bianca estão sendo apuradas pela Polícia Civil.
Impacto
Em nota, o ICMBio lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade à família. A Urbia, empresa responsável pela gestão do parque, informou que está prestando apoio psicológico aos pais e reforçou que as trilhas da unidade são autoguiadas, com sinalização e placas de advertência ao longo do percurso. Bombeiros civis treinados atuam na segurança do local.
A delegada Fernanda Aranha, titular da Delegacia de Cambará do Sul, afirmou que um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente. “Efetuamos diligências preliminares e requisitamos perícia para determinar o ponto exato da queda e as condições no momento do acidente”, disse.
Cânion Fortaleza
Com 7,5 km de extensão, 2 mil metros de largura e paredões que chegam a 900 metros de altura, o Cânion Fortaleza é o maior do país e uma das principais atrações naturais do Rio Grande do Sul. O local está situado a 23 km do centro de Cambará do Sul, a uma altitude de 1.157 metros. As trilhas mais frequentadas são a Trilha Estacionamento (1 km, ida e volta) e a Trilha do Mirante (3 km, ida e volta), ambas de nível leve a moderado. Não há guarda-corpos contínuos ao longo das bordas, o que exige atenção redobrada de visitantes.
Desde 2021, o Parque Nacional da Serra Geral e o vizinho Parque Nacional de Aparados da Serra, onde está o Cânion Itaimbezinho, estão sob concessão da iniciativa privada, com a Urbia Cânions Verdes, responsável pela operação turística e manutenção das trilhas.
Deixe seu comentário