Mais de 300 mil gaúchos têm até 19 de maio para regularizar situação eleitoral
verificação
OAB lança plataforma para confirmar identidade de advogados e evitar golpes

Pexels/Imagem Ilustrativa - ConfirmADV permite verificar a identidade de advogados, garantindo a autenticidade dos profissionais e protegendo a população de fraudes.
Para combater o aumento de fraudes cometidas por criminosos que se passam por advogados, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou uma nova plataforma digital. O ConfirmADV, é um site, gratuito e de navegação intuitiva, permite ao cidadão verificar se um advogado está devidamente inscrito nos quadros da entidade.
Para utilizar o serviço, basta acessar o site e preencher as informações como o número de registro profissional do advogado, a seccional (estado) correspondente e o e-mail fornecido pelo suposto representante legal.
A partir desses dados, o sistema dispara automaticamente um aviso ao e-mail do profissional. O advogado tem até cinco minutos para confirmar sua identidade. Caso não haja resposta nesse intervalo, o sistema informa que a verificação não foi concluída, sinalizando um possível golpe.
CNA
A nova ferramenta está integrada ao Cadastro Nacional dos Advogados (CNA) e permite a qualquer pessoa certificar, de forma ágil, se está tratando de fato com um advogado regular. A iniciativa amplia a proteção dos cidadãos frente a um tipo de crime cada vez mais frequente, principalmente em contatos via aplicativos de mensagens e redes sociais.
O site Consulta Online, vinculado ao Cadastro Nacional dos Advogados (CNA) e mantido há anos pelo Conselho Federal da OAB, já oferece ao público a possibilidade de verificar a inscrição e a regularidade de qualquer advogado no Brasil. Ele pode ser acessado em: https://cna.oab.org.br/.
Assim como a nova plataforma ConfirmADV, ele permite confirmar se o profissional está devidamente registrado na Ordem, funcionando como uma ferramenta segura e consolidada para evitar fraudes e garantir a autenticidade das informações jurídicas.
Como são aplicados os golpes?
Os golpistas obtêm acesso a dados públicos de processos judiciais e entram em contato com as partes envolvidas, fingindo serem advogados ou representantes de escritórios, enviando mensagens utilizando nomes verdadeiros, fotos e até logotipos institucionais.
Com essas táticas, convencem as vítimas a realizarem transferências via PIX sob o argumento de que é necessário pagar taxas para a liberação de dinheiro judicial.
Medidas de prevenção
A OAB também divulgou orientações práticas para ajudar a população a identificar e evitar esse tipo de golpe. Entre as principais recomendações está a importância de confirmar a identidade do advogado por meio de contatos oficiais ou aqueles previamente informados no contrato de prestação de serviços. A entidade alerta ainda para que a população evite realizar pagamentos solicitados por mensagens ou ligações telefônicas sem a devida verificação da autenticidade do pedido.
Outro ponto de atenção é desconfiar de qualquer solicitação urgente de transferência via PIX, principalmente quando estiver relacionada à suposta liberação de valores judiciais. Caso o cidadão suspeite de fraude ou já tenha sido vítima, a OAB orienta que seja registrado um boletim de ocorrência e que sejam guardadas as conversas, por meio de capturas de tela, comprovantes de pagamento, que servirão como provas para as autoridades competentes
Deixe seu comentário