URUGUAIANA JN PREVISÃO

POLÍTICA ANIMAL

Avança projeto que cria disque denúncia de maus-tratos a animais

Ilustração/Pex - Projeto de lei quer facilitar denúncias de crueldade e abandono de animais.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira, 8/5, o Projeto de Lei 48/19, que propõe a criação do Disque Denúncia de Maus-Tratos, um serviço federal destinado a receber denúncias de crueldade e abandono de animais. De autoria do deputado Fred Costa (PRD-MG), a ideia é instituir um canal exclusivo voltado ao atendimento da população. 

 A proposta estabelece que o governo federal deve promover campanhas de divulgação do serviço e informar amplamente o número telefônico que permitirá o contato direto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. 

O parecer favorável foi apresentado pelo relator da matéria, deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), que sugeriu uma modificação no texto original. Para evitar impacto financeiro direto ao orçamento da União, ele suprimiu o trecho que previa a alocação de recursos específicos para bancar o serviço. Segundo Tavares, a iniciativa poderá ser viabilizada utilizando recursos e estruturas administrativas já existentes. 

“O canal de denúncias pode ser implementado com base nas ferramentas atuais da administração pública, como as ações previstas na Agenda Nacional de Proteção, Defesa, Bem-Estar e Direitos Animais, de responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente”, explicou o parlamentar. 

Tramitação 

O texto ainda precisa ser examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovado, seguirá para o Senado Federal. A proposta só se tornará lei após passar pelas duas Casas do Congresso Nacional. 

A expectativa é de que, com a criação desse canal específico, a resposta às denúncias de maus-tratos se torne mais eficiente, fortalecendo as políticas públicas de proteção animal no Brasil. 

Fernando Sodré deixa comando da Polícia Civil do RS Anterior

Fernando Sodré deixa comando da Polícia Civil do RS

Integração, escuta e valorização marcam encontro de mulheres da segurança pública Próximo

Integração, escuta e valorização marcam encontro de mulheres da segurança pública

Deixe seu comentário