URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde Municipal

Audiência Pública passa pente fino nos serviços municipais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou os serviços de saúde públicos da cidade. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A Secretaria Municipal de Saúde apresentou os serviços de saúde públicos da cidade e, também, dados referentes ao número de atendimentos.

A Câmara Municipal de Uruguaiana promoveu, na noite desta quarta-feira, 26/3, audiência pública para debater a saúde do município. A Secretaria Municipal de Saúde apresentou os serviços oferecidos e as atribuições e responsabilidades de cada setor. O plenário esteve lotado no evento de proposição da bancada do Partido Progressista, composta pelos vereadores Anderson ‘Cuco’ Menezes (PP), Egídio Carvalho (PP) e Joalcei ‘Juca’ Gonçalves (PP). 

A secretária de Saúde, Ane Caroline Barreto, apresentou informações sobre os serviços disponibilizados à população, como as Estratégias de Saúde da Família, onde as consultas médicas são agendadas ou por demanda espontânea, além de contar com visitas domiciliares e grupos de orientação. Entre os serviços estão a realização de exames laboratoriais, testes e acompanhamento pré-natal, atendimentos ao recém-nascido, criança, assistência médica e odontológica, com equipe multidisciplinar. 

Além disso, a Secretária também tratou do sistema de diligência em saúde que abrange a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a vigilância ambiental em saúde, os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVs) e o Laboratório de Fronteiras (LaFron), de vigilância laboratorial de doenças e agravos de saúde na região da fronteira.  

Durante a exposição, destacou-se a policlínica adulto, com serviços especializados como traumatologista, gastrologista, dermatologista, neurologista, pneumologista, cardiologista, reumatologista, entre outros. Além da policlínica infantil com atendimento do nascimento até 12 anos, com 3.691 atendimentos de janeiro a março. Além disso, a Secretaria apresentou os números de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Ambulatorial de Saúde Mental e Farmácias Básicas Municipais. 

 

Com a palavra, Sindisaúde 


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde (Sindisaúde), Rogério de Moraes, abordou a questão da gestão plena da saúde no município, ao destacar a possibilidade de contar com recursos federais. Foi destacado também a necessidade de implementar medidas que promovam a melhoria da estrutura financeira da área e a importância fundamental dos serviços prestados pelos servidores da saúde, que, apesar das dificuldades enfrentadas devido à precária infraestrutura do sistema municipal de saúde, continuam a desempenhar suas funções com dedicação e compromisso.  

O Sindicato também frisou o trabalho desempenhado pelos seus associados, ao ressaltar a dedicação e o comprometimento de todos na prestação de serviços de excelência. Ademais, informou que o sindicato já adotou diversas providências no sentido de garantir a devida valorização dos profissionais, reconhecendo a importância de suas contribuições para a qualidade dos serviços prestados à comunidade.  


Governo do Estado promove evento Conexão Mulher Anterior

Governo do Estado promove evento Conexão Mulher

Câmara propõe renomeação de UBS em homenagem ao Dr. Jacob Jovchelovitch Próximo

Câmara propõe renomeação de UBS em homenagem ao Dr. Jacob Jovchelovitch

Deixe seu comentário