Reconhecimento na Saúde
Câmara propõe renomeação de UBS em homenagem ao Dr. Jacob Jovchelovitch

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Câmara de Vereadores propõe renomeação da UBS para homenagear Dr. Jacob Jovchelovitch pelo trabalho humanizado na Saúde Infantil.
Em homenagem ao legado do pediatra Dr. Jacob Jovchelovitch, a Câmara de Vereadores de Uruguaiana apresentou, no dia 24 de março, o Projeto de Lei Ordinária nº 44, que propõe renomear a Estratégia de Saúde da Família nº 07 para "Doutor Jacob Jovchelovitch". A proposta, de autoria do vereador Antônio Egídio Rufino de Carvalho, do Progressistas, visa reconhecer o trabalho humanizado e gratuito do médico, que transformou a vida de inúmeras crianças e famílias da cidade.
Tramitação do Projeto
O projeto foi encaminhado às Comissões Técnicas para análise e emissão de pareceres, passando obrigatoriamente pela Comissão de Constituição e Justiça e, possivelmente, pela Comissão de Serviços Municipais. O prazo para análise é de até seis semanas, mas, caso o trâmite seja ágil, a votação pode ocorrer em até duas semanas. Em casos de urgência, o projeto pode tramitar em regime de urgência (com prazo reduzido para 45 dias) ou urgência urgentíssima (com prazo de 20 dias).
Quem foi Dr. Jacob Jovchelovitch
Natural de Erechim (RS), Dr. Jacob nasceu em 08/08/1930, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1956 e se destacou como pediatra, atendendo crianças de diferentes classes sociais, sempre sem cobrar pelas consultas. Contribuiu para a construção da enfermaria pediátrica da Santa Casa de Misericórdia e do novo hospital de Uruguaiana.
Além disso, atuou como professor de puericultura no Colégio Nossa Senhora do Horto e foi membro ativo da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, recebendo diversas homenagens, como a Medalha Mérito Municipal de Uruguaiana em 2007. Participou também de campanhas de saúde, como vacinação e conscientização sobre saúde infantil, sempre com um cuidado emocional e acolhedor, oferecendo conforto e segurança aos pacientes e suas famílias.
Dr. Jacob faleceu no dia 5 de março, aos 89 anos, por causas naturais, enquanto estava em sua casa, em Porto Alegre. Estabeleceu-se em Uruguaiana, cidade que amava profundamente e adotou como sua, sendo muito bem acolhido pela comunidade local, especialmente pelos colegas da área médica, com os quais manteve amizades por toda a sua vida.
Texto: Fellipe Medeiros
Deixe seu comentário