URUGUAIANA JN PREVISÃO

Assembleia Legislativa

AL instaura comissão para acompanhar adesão Regime de Recuperação Fiscal

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Assembleia Legislativa instaurou na tarde da quarta-feira, 28/4, a Comissão Especial para acompanhar as negociações entre o governo do Rio Grande do Sul e o governo federal, visando à adesão do Estado ao Programa do Regime de Recuperação Fiscal. O colegiado será presidido pelo deputado Frederico Antunes (PP).

O parlamentar afirmou, no ato de instalação, que o objeto da comissão é um assunto de interesse de Estado e não apenas do governo. "Estamos próximos de resolver as pendências que nos tiram o sono, pois envolvem grandes somas", apontou.

Frederico anunciou que deverá apresentar o plano de trabalho aos demais membros da comissão na próxima semana e antecipou que irá "recuperar a memória de tudo o que foi tratado até aqui e do que tem que ser feito para que o Rio Grande do Sul dê o passo da adesão".

De forma virtual, o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, saudou a iniciativa da Assembleia Legislativa. "Nada mais legítimo do que a Assembleia acompanhar as negociações desde o início, pois será ela a chancelar o acordo entre o Rio Grande do Sul e a União", frisou.

O vice-governador lembrou que, graças a uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal em agosto de 2017, o Estado não está pagando a dívida com a União, acumulando cerca de R$ 11 bilhões em parcelas atrasadas.

O presidente do Poder Legislativo, Gabriel Souza (MDB), afirmou que a luta pela renegociação da dívida iniciou no governo Sartori e contou "com a boa vontade do governo Temer". O deputado salientou que os estados e municípios não têm as mesmas ferramentas que a União para subsidiar a economia ou buscar receitas extraordinários e que a "solidariedade federativa" é fundamental para que possam sair do endividamento e atender as áreas essenciais. "Não é caridade. É obrigação da União socorrer seus entes subnacionais. Tampouco é bom para o Brasil que os estados, em especial sua quinta economia, estejam mergulhados em tamanhas dificuldades financeiras", ponderou.

A Comissão Especial será integrada pelas deputadas Sofia Cavedon (PT), Juliana Brizola (PDT) e Patrícia Alba (MDB) e pelos deputados Valdeci Oliveira (PT), Carlos Búrigo (MDB), Luís Augusto Lara (PTB), Tenente-Coronel Zucco (PSL), Mateus Wesp (PSDB), Dalciso Oliveira (PSB), Sergio Peres (Republicanos) e Giuseppe Riesgo (Novo).


Deputado lança Observatório para monitorar volta às aulas nos municípios Anterior

Deputado lança Observatório para monitorar volta às aulas nos municípios

PEC que retira exigência de plebiscito para venda de estatais passa no primeiro turno Próximo

PEC que retira exigência de plebiscito para venda de estatais passa no primeiro turno

Deixe seu comentário