Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
PPA
Emenda garantirá neuroendoscópio para Santa Casa
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Em tramitação na Câmara de Vereadores, o Plano Plurianual (PPA), principal peça orçamentaria e que prevê os investimentos municipais para os próximos quatro anos, deve receber cerca de 20 emendas dos vereadores. Entre elas, a que prevê a destinação de cerca de R$ 300 mil para compra de um neuroendoscópio para o Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU).
O tema foi debatido em reunião entre o médico neurocirurgião Maurizio Beheregaray Padoin e o vereador Marcelo Lemos (PDT) e posteriormente tratado na Comissão de Finanças e Orçamento, a pedido de Lemos, com a presença do médico.
"O local mais perto de Uruguaiana que possui esse equipamento é Santa Maria. Somos referência nessa área, temos médico capacitado para essa técnica. É fundamental que tenhamos o neuroendoscópio", explica Lemos, que se comprometeu em apresentar a emenda.
Padoin explicou que se trata de equipamento que permite a realização de neurocirurgias minimamente invasivas. "A neuroendoscopia possibilita o acesso a tumores, sangramentos e outras lesões, mesmo que profundas, sem a necessidade de um grande acesso cirúrgico. Isto resulta em menor tempo cirúrgico, melhor precisão, menor quantidade de sangramento e menor tempo de internação", explica. Conforme ele, cerca de 30% dos procedimentos cirúrgicos realizados atualmente no HSCU poderiam ser realizados com a técnica, o que acarretaria aumento de produtividade cirúrgica, em benefício da comunidade e do próprio hospital no que tange ao aspecto financeiro visto que a neurocirurgia é um dos serviços de referência da instituição e fundamental do objetivo de conquistar o autossustento do HSCU.
Integram a Comissão de Finanças os vereadores Celso Duarte (PP), e Adenildo 'Bispo' Padovan (PRB), Egídio Carvalho (PP), Manoela Rosa Couto (PDT) e Cristiano Bonapace (DEM).
Deixe seu comentário