Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Covid-19
Estado começa distribuição de kits Intubação hoje
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Para dar continuidade à assistência a pacientes graves de covid-19 intubados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a Secretaria da Saúde (SES) e o Exército Brasileiro irão distribuir hoje, 6/4, 92 799 frascos de sedativos e bloqueadores neuromusculares a 69 hospitais gaúchos. Os medicamentos Atracúrio, Cisatracúrio, Midazolam e Rocurônio fazem parte do chamado kit intubação, necessários ao procedimento de ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias.
O assunto foi tratado em reunião entre o governador Eduardo Leite e os presidentes das 27 associações regionais de municípios. Mello questionou sobre a liberação dos medicamentos, que não estão sendo adquiridos diretamente pelos hospitais por conta de uma requisição administrativa do Ministério de Saúde junto aos laboratórios farmacêuticos para o estoque dos produtos. Para exemplificar a situação crítica pela qual passam os municípios do oeste do Estado, Mello apresentou o momento enfrentado pela cidade de São Gabriel, que sofre com o crescente número de casos de Covid-19.
A secretária Arita Bergmann confirmou que foi realizada uma reunião ainda nesta segunda-feira, 5/4, para definir os critérios de distribuição dos itens que compõem o kit para os municípios. Ainda conforme ela, os medicamentos já foram encaminhados ao Exército Brasileiro, que a partir desta terça-feira serão distribuídos em todas as regiões do Estado.
O critério de distribuição aos municípios passa pela avaliação de um formulário preenchido e enviado a Secretaria de Saúde por cada hospital do Estado. É avaliado o estoque crítico de cada instituição e a partir daí se encaminha os medicamentos, dando prioridade para aqueles hospitais que operam com UTI.
Deixe seu comentário