Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Lazer canino
PL prevê criação de cachorródromo na cidade
Ilustração / Joel Vargas / PMPA imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Projeto foi inspirado em cachorródromos da capital.
Foi apresentado hoje, 8/3, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Egídio Carvalho (PP) que prevê a criação do "Cachorródromo - Espaço Público para Cães" na cidade. O projeto deve agora entrar na pauta da ordem do dia de alguma sessão futura, onde será votada.
Segundo o PL, o objetivo do Cachorródromo é fornecer um espaço físico em Uruguaiana exclusivo para cães. Este espaço contribuiria para a prática de hábitos saudáveis dos animais de estimação e promoveria o bem-estar animal.
O texto considera o cachorródromo como uma "área cercada destinada ao lazer de cachorros e seus donos". Equipamentos de recreação específicos para o lazer do animal poderão ou não ser instalados nesses espaços.
O uso de guias ou coleiras não será obrigatório nesses ambientes conforme indica a legislação atual.
O PL prevê a instalação do cachorródromo em áreas púbicas ou privadas e ainda a promoção de eventos para incentivar a adoção responsável de animais. O programa tem inspiração nos cachorródromos existentes em Porto Alegre.
Segundo a justificativa do vereador para o projeto, "cães de estimação que vivem em apartamentos ou casas sem quintais também necessitam de espaço para correr livremente". Como nos cachorródromos não se exigirá coleiras, o programa contribuiria nesse sentido.
Egídio também indica que os espaços podem contribuir para a socialização entre os tutores e donos de animais que se encontraria em um mesmo local.
Deixe seu comentário