Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Violência doméstica
Prefeitura anuncia casa de apoio para mulheres vítimas
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Foi anunciado na manhã desta sexta-feira, 07/5, o local da nova Casa de Acolhimento para mulheres vítimas de violência em Uruguaiana. Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). A casa, que vai oferecer acolhimento provisório à mulher e seus filhos, será construída em uma área da Prefeitura, ao lado da Praça do Esporte, Lazer e Cultura, localizada no bairro Rui Ramos.
O projeto tem o intuito de proteger a mulher e propiciar condições de segurança física e emocional. A casa será composta por três dormitórios; espaço de convivência coletiva; refeitório e cozinha coletiva e local de recreação das crianças. O ambiente também conta com a estrutura adequada para garantir o acesso às pessoas que portam algum tipo de deficiência.
Uruguaiana já oferece o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que fica na sede da Sedes, Rua Dr. Maia 3112. O centro, que auxilia a vítima e orienta no momento da busca pela rede de atendimento, conta com uma assistente social, duas psicólogas, uma advogada voluntária e uma coordenadora.
Desde a inauguração, foram 198 atendimentos prestados a mulheres. Só de janeiro a maio de 2021 o centro computou 57 atendimentos.
O prefeito Ronnie Mello, e os secretários municipais Soraya Salomão; Rafael Alves; Carlos Prudencio; Anderson Menezes; e Fernando Bermudez visitaram a área do novo projeto que é inédito na cidade.
Agora, a secretária de Desenvolvimento Social, Soraya Salomão, vai formalizar as definições à Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplan). Após, o Departamento de Arquitetura e Engenharia da Seplan vai desenvolver os projetos para que sejam encaminhados a processo licitatório para a construção do prédio.
Deixe seu comentário