Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Indicação
Progressistas pedem criação de Conselho de Comércio Exterior
A bancada progressista na Câmara Municipal, formada pelos vereadores Carlos Delgado, Egídio Carvalho, Joalcei 'Juca da Lavagem' Gonçalves e José Carlos Barbosa Zaccaro, quer a criação de um conselho municipal para tratar sobre o comércio exterior.
O grupo apresentou um projeto de indicação sobre o tema, que foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 30/3, e seguirá ao prefeito Ronnie Mello (PP), sugerindo a criação do Conselho Municipal de Comércio Exterior (Comucex).
O grupo justificou o projeto dizendo que se fazer necessário haver "discussões mais aprofundadas, também a nível municipal, sobre comércio internacional" e destacou que esta é uma demanda já apresentada à casa por entidades representativas ligadas ao setor. De acordo com eles, os conselhos municipais são "espaços poderosos que relacionam todas as esferas de Poder, fortalecendo a participação democrática na formulação e implementação de políticas públicas".
O projeto surge alguns dias após o comércio exterior ser tema de conversa na Câmara com a presença de representantes da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), Fábio Ciocca e da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Gladys Vince.
No dia 25, os dois apresentaram os dados de produção na área em 2020. "O fluxo de veículos na região de abrangência da Feaduaneiros foi de 260 mil veículos de exportação e importação. Destes, 71% é de trânsito em Uruguaiana. Foram 8 bilhões em mercadorias que cruzaram nossa jurisdição", pontuou Ciocca.
Também foram abordados a modernização dos sistemas, as boas práticas para possível importação de vacinas contra Covid-19, o controle sanitário na aduana na pandemia para evitar a disseminação do coronavírus, e a preocupação no desenvolvimento no setor pós-pandemia.
Deixe seu comentário