Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Transparência na gestão
Uruguaiana recebe avaliação acima da média nacional
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O município de Uruguaiana recebeu nota 9,14 na 2ª Edição da Escala Brasil Transparente, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), que analisa a transparência da gestão de municípios e estados. O projeto verifica o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência pública em todos os estados, no Distrito Federal e em 665 municípios brasileiros que possuem mais de 50 mil habitantes. No total, foram avaliados 691 entes federativos - quase 70% da população brasileira. O período de avaliação foi de 1º de abril de 2020 até 31 de dezembro de 2020.
A metodologia da EBT tem como critérios transparência ativa e passiva. Além de verificar a existência dos canais (presenciais e eletrônicos) para solicitação de informações pelo cidadão e atendimento desses pedidos. A Controladoria-Geral da União também mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas e servidores, entre outros.
"Recebemos com muita alegria a notícia da avaliação positiva feita pela CGU. Nossa gestão busca profissionalizar e, a todo momento, melhorar os serviços. A transparência é um dos pilares fundamentais nesse contexto. Ofertar bons serviços aos cidadãos é dar celeridade aos processos e um melhor suporte aos contribuintes", destacou o prefeito Ronnie Mello.
Deixe seu comentário