URUGUAIANA JN PREVISÃO

Mais Médicos

Governo Federal anuncia 2,2 mil vagas para o Mais Médicos

Pexels/Ilustrativa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Gestores de estados e municípios devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até 24 de março, com resultado previsto para 8 de abril

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira, 17/3 um novo edital para a contratação de 2.279 profissionais pelo Programa Mais Médicos. Segundo a pasta, as vagas serão disponibilizadas para 4.771 municípios. Com o preenchimento dessas funções, o programa passará a contar com mais de 28 mil profissionais. Os médicos atuam em equipes de Saúde da Família e, quando necessário, encaminham o paciente para um especialista.

O novo edital prioriza regiões de maior vulnerabilidade e áreas de difícil acesso, 1 296 cidades terão vagas imediatas e 3 475 poderão manifestar interesse e ter ampliação de profissionais. Para aderir, gestores de estados e municípios devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até 24 de março, com resultado previsto para 8 de abril. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diego Cantori, atualmente há três vagas abertas para Mais Médicos em Uruguaiana. Ele explica que essas vagas são referentes a profissionais que pediram o desligamento odo programa e ainda não foram substituídos 

Conforme ele, o município tem um “quantitativo de médicos que podemos receber”, que é de 25 médicos, para atuar em 25 equipe de saúde da família. Questionado quanto a possível inscrição do município no novo edital, Cantori não respondeu até o fechamento desta edição.  

Formados no Exterior 

A pasta recepcionou, também nesta segunda-feira, 402 médicos formados no exterior e inscritos no Mais Médicos, que irão prestar atendimento a partir de abril em 22 estados. “Esses profissionais estão inicialmente alocados em cerca de 180 municípios e 15 Distritos Sanitários de Saúde Indígena”, destacou o Ministério da Saúde. 

A maioria dos médicos nasceu no Brasil, totalizando 397 brasileiros e cinco estrangeiros. Além disso, 52,7% dos profissionais são mulheres e 57 vão atuar especificamente na saúde indígena. O chamado Módulo de Acolhimento e Avaliação é realizado em parceria com o Ministério da Educação e segue até 11 de abril, com aulas sobre o SUS e temas prioritários para atendimento de populações vulneráveis na atenção primária. 


Uruguaiana têm mais quatro casos de dengue registrados Anterior

Uruguaiana têm mais quatro casos de dengue registrados

Uruguaiana registrou dois óbitos por covid-19 em cinco dias Próximo

Uruguaiana registrou dois óbitos por covid-19 em cinco dias

Deixe seu comentário