Lançamento
Audi apresenta seu primeiro carro 100% elétrico ao mercado brasileiro

A Audi apresentou ao mercado brasileiro o seu primeiro carro 100% elétrico, o Audi e-tron. O SUV, que celebra também os 26 anos da marca no Brasil, chega para iniciar um novo momento na história da marca no país com toda a sua esportividade zero emissão. Posicionado entre o os utilitários esportivos Q5 e Q7, o novo modelo traz uma série de tecnologias inéditas e promete conquistar o segmento premium.
O Audi e-tron tem um visual único e facilmente reconhecível. Ele traz a frente hexagonal igual À dos recentemente lançados novos Q3 e Q8, mas seus faróis têm novo formato com 4 linhas horizontais. Na lateral, a linha de cintura alta começa no alto da caixa de roda, desce para a altura das maçanetas para subir novamente na parte traseira, destacando as lanternas também inéditas, com sete linhas horizontais, sendo uma contínua que atravessa a traseira do carro e se une à lanterna do outro lado. Outra novidade é a suspensão a ar , que pode ser ajustada em até 76mm.
Ainda na lateral, destaque para a aplicação decorativa em preto que marca o local onde estão posicionadas as baterias. Além disso, o SUV elétrico traz também, pela primeira vez em produção em série em automóveis, retrovisor virtual. Equipado com uma câmera, onde as imagens são processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de sete polegadas com tecnologia OLED de 1.280 x 800 pixels, cujo brilho se ajusta automaticamente. O ajuste do ângulo pode ser feito pelo próprio motorista, movendo os dedos sobre a tela.
Virtual Cockpit e recuperação de energia
No interior, conforto é a palavra de ordem. Na frente do motorista, o Virtual Cockpit conta com uma tela de 12,3 polegadas 100% customizável. Através dela, e com o auxílio dos paddle-shifts atrás do volante, é possível até selecionar o grau de recuperação de energia, que acontece por frenagem e desaceleração.
O console central traz duas telas touch screen, uma superior de 10,1 milímetros e outra de 8,6 abaixo. Também pensando em conforto, a Audi transformou a posição da alavanca de câmbio em um apoio para o pulso, facilitando o manuseio das duas áreas. O e-tron também conta com Audi Drive Select, que traz sete modos de direção (Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual) e seu porta-malas com sistema keyless (abertura sem o uso das mãos) tem 600 litros de capacidade, expansíveis para 1725 com o rebatimento dos bancos traseiros.
Com 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura e 1.629 milímetros de altura, o Audi e-tron tem 2.928 milímetros de entre-eixos. No interior, o teto solar panorâmico Open Sky aumenta a sensação de espaço e esportividade.
Esportividade silenciosa
Toda essa tecnologia é impulsionada por dois motores elétricos. Um localizado no eixo dianteiro, com 135 kW de potência e 309 Nm de torque; e outro no eixo traseiro, com 165 kW de potência e 355 Nm de torque. Somados, eles desenvolvem 408 cavalos de potência e torque instantâneo de 664 Nm. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7s e uma velocidade máxima de 200 km/h.
E o SUV também traz a nova geração da tração quattro, com sistema elétrico nas quatro rodas. Outro diferencial importante do modelo é que, por ser elétrico, os eixos dianteiro e traseiro não são conectados mecanicamente. Isto, unido à posição central e baixa dos 36 módulos faz com que o centro de gravidade fique bastante baixo e aumentando a dirigibilidade em relação a modelos à combustão.
O sistema de baterias do novo Audi e-tron pesa cerca de 700 quilos e tem autonomia total de 436 quilômetros no ciclo europeu WLTP. O carregamento, aliás, pode ser feito desde tomadas residenciais de 110 V ou sistemas de alta tensão.
Duas versões e mais modelos
O Audi e-tron chega ao Brasil em duas versões. A primeira, chamada Perfomance, conta com faróis Full LED, oito air bags, teto solar panorâmico e Virtual Cockpit. Ele têm como opcionais pintura metálica, head up display e sistema night vision. Além disso, conta com 4 anos de garantia no veículo e 8 anos nas baterias. O preço sugerido, que tem 4 anos de serviços e revisões incluídos, é de R$ 499.990 , mas no lançamento será de R$ 459.990.
A versão top, chamada Black, acrescenta bancos em Alcântara, capa do retrovisor preta, pinças de freio laranja e os mesmos opcionais da versão anterior. O preço, com as mesmas condições, é de R$ 539.990, mas no lançamento ficará em R$ 499.990.
A Audi também se comprometeu a instalar pontos de carga rápida DC de 22 kW em 200 localidades pelo Brasil e disponibilizar pelo menos um veículo e-tron para test drive. Os 14 Audi Centers habilitados estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Vitória, e quatro em São Paulo. Por fim, a marca alemã confirmou também a chegada ao mercado brasileiro do e-tron Sportback, seu segundo veículo elétrico, ainda em 2020. A principal diferença entre os dois modelos é o visual, já que o próximo a desembarcar por aqui tem um formato "SUV-cupê".
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