1º BPAF tem primeira policial militar especializada em comunicação social da Fronteira Oeste
oportunidade
Escola de Música da Ospa abre 83 vagas gratuitas
Uma das principais instituições de ensino de música de concerto no país, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) vai dar início à seleção de novos alunos para o segundo semestre de 2023. Serão abertas 83 vagas para estudar, de forma totalmente gratuita, diversos instrumentos musicais, integrar a orquestra jovem da escola ou ainda praticar o canto em coro. As inscrições iniciam às 12h de segunda-feira, 5 de junho, e vão até as 18h de sexta-feira, 16 de junho, por meio de formulário que será disponibilizado na seção da escola no site da Ospa.
Na Escola da Ospa, os alunos têm a oportunidade de aprender com músicos profissionais que tocam na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. Para o segundo semestre, serão abertas vagas para nove instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarinete, fagote, trompa e percussão. Os interessados devem ter idade mínima de 8 anos e possuir o instrumento pertinente à vaga.
Além disso, os candidatos podem se inscrever para o Coro Infantojuvenil (8 a 12 anos) ou o Coro Jovem (13 a 20 anos). A orquestra formada por estudantes da Escola, a OSPA Jovem, também está com vagas abertas para a prática nas posições de 1º violino, viola, violoncelo, contrabaixo, fagote, teclado e harpa – para integrar o conjunto, os candidatos precisam ter mais de 14 anos.
As aulas ocorrem na Casa da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1.501) no Palacinho (Av. Cristóvão Colombo, 300), em Porto Alegre, e são distribuídas nos turnos de manhã, tarde e noite. Há vagas para pessoas de baixa-renda e com deficiência. Para todas as modalidades, o pré-requisito é estar matriculado no ensino regular ou ter concluído o ensino médio. As informações completas sobre a seleção estão disponíveis em edital, também disponível no site.
Escola de Música
Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa– Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.
Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 270 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da Ospa. A Escola é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS.
Deixe seu comentário