Crise Sanitária
Conforme Mapa, 245 cavalos já morreram devido a ração contaminada

Ilustrativa/Pexels - Apesar da interdição, a Nutratta obteve na Justiça uma autorização para retomar parte da produção voltada a outras espécies.
Uma grave crise sanitária atinge o setor de nutrição animal no Brasil após a confirmação da morte de pelo menos 245 cavalos devido à ingestão de rações contaminadas da empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda. O caso, considerado inédito pelas autoridades, está sendo investigado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desde o final de maio, quando uma denúncia foi recebida por meio da Ouvidoria da pasta.
As mortes foram registradas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas. De acordo com o Mapa, análises realizadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) identificaram a presença de alcaloides pirrolizidínicos, em especial a monocrotalina, substância altamente tóxica e proibida na composição de rações animais. “Nunca, em toda a história do Ministério, havíamos identificado a presença dessa substância em ração para equinos. É a primeira vez que isso acontece”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
Segundo o Mapa, os animais que ingeriram as rações contaminadas apresentaram sintomas graves, como problemas neurológicos e hepáticos, enquanto cavalos que não consumiram o produto, mesmo no mesmo ambiente, permaneceram saudáveis.
As investigações indicam que a contaminação teve origem em falhas no controle da matéria-prima, que estava misturada a plantas do gênero crotalaria, conhecidas por produzirem monocrotalina.
O Ministério instaurou processo administrativo, lavrou auto de infração e determinou a suspensão cautelar da fabricação de todas as rações produzidas pela empresa, ampliando a medida que inicialmente se limitava à alimentação para equídeos.
Apesar da interdição, a Nutratta obteve na Justiça uma autorização para retomar parte da produção voltada a outras espécies. O Ministério recorreu da decisão, apresentando novas evidências técnicas que reforçam o risco sanitário e a necessidade da paralisação total das atividades da empresa.
Em nota, o Mapa afirmou que permanece em alerta e continuará atualizando a sociedade com transparência: "As ações de fiscalização seguem reforçadas, com foco na proteção da saúde animal e na segurança da cadeia produtiva.”
Nota da Nutratta
Em nota oficial, a Nutratta Nutrição Animal Ltda manifestou solidariedade à comunidade equestre, lamentando profundamente as perdas ocorridas e reconhecendo o impacto emocional e econômico provocado pela morte dos animais.
A empresa afirmou que, desde os primeiros indícios do problema, optou por agir com responsabilidade e cautela, evitando declarações precipitadas e concentrando seus esforços na apuração técnica dos fatos. Reforçou seu compromisso com a transparência e informou estar colaborando integralmente com as autoridades competentes.
A Nutratta destacou ainda sua trajetória de 13 anos no mercado de nutrição animal, sua tecnologia patenteada de extrusão de fibras e a separação rigorosa entre as linhas de produtos para diferentes espécies, esclarecendo que não há, até o momento, qualquer evidência de contaminação nas rações destinadas à bovinocultura.
Deixe seu comentário