URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cidades gaúchas se destacam no ranking de alfabetização

Freepik/Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 83 - O RS lidera o ranking com 11 das 20 melhores cidades do país.

Cidades gaúchas se destacam no ranking de alfabetização 

O Rio Grande do Sul se destaca como o terceiro estado com a melhor taxa de alfabetização do Brasil, atingindo 96,89%. Ao lado de São Paulo, o RS é superado apenas por Santa Catarina (97,23%) e o Distrito Federal (97,33%). No entanto, ao analisar as taxas dos municípios brasileiros, o RS lidera o ranking com 11 das 20 melhores cidades do país. 

O domínio do RS é evidente mesmo em uma análise mais ampla. Mais da metade das cem cidades brasileiras com as melhores taxas de alfabetização são gaúchas, totalizando 56 municípios. Esses dados, provenientes do Censo 2022, foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (17).  

A taxa de alfabetização de 96,89% reflete que, dos 8,9 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul com 15 anos ou mais, 278,8 mil ainda não são alfabetizados. Entre as 497 cidades gaúchas, apenas 15 não alcançam uma taxa de alfabetização de 90% ou mais.  

Em Westfália, no Vale do Taquari, a cidade com a melhor taxa do estado, apenas 27 dos 2.581 residentes com 15 anos ou mais não possuem habilidades de leitura. Por outro lado, a menor taxa é observada em Lagoão, no Vale do Rio Pardo, onde 712 dos 4.352 habitantes não são alfabetizados, resultando em uma taxa de 83,64%. Uruguaiana, localizada na fronteira oeste do estado, tem uma taxa de alfabetização de 97,13%. 

- O RS lidera o ranking com 11 das 20 melhores cidades do país. Freepik/Ilustração 

 


Em meio a retomada, aulas são suspensas em Porto Alegre Anterior

Em meio a retomada, aulas são suspensas em Porto Alegre

Governo define nova data para o ‘Enem dos Concursos’ Próximo

Governo define nova data para o ‘Enem dos Concursos’

Deixe seu comentário