URUGUAIANA JN PREVISÃO

Unipampa

Projeto de neurociências é contemplado com edital da Fapergs

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Um projeto na área de pesquisa e inovação na educação do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi contemplado no Edital 03/2021 da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (Fapergs) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto aprovado é intitulado "Neurociência aplicada à aprendizagem (remota): inovação pedagógica e qualificação das estratégias metodológicas adotadas no ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental".

Segundo a coordenadora do projeto, Pâmela B. Mello-Carpes, serão propostas duas ações principais que envolvem atividades de formação de professores em neurociência aplicada à aprendizagem (especialmente remota); e, atividades integrativas dos professores e estudantes em sala de aula virtual para análise das metodologias inovadoras de ensino. A formação de professores se dará a partir de um curso denominado "Neurociência aplicada à aprendizagem remota". A professora Pâmela ainda salientou a importância dos recursos para que seja possibilitada a execução do projeto.

O curso consistirá em encontros com a finalidade de introduzir a neurociência e sua importância para a aprendizagem remota. Serão discutidos aspectos neurobiológicos relacionados ao currículo, à aprendizagem, ao ambiente escolar, ao ensino online, ao uso de tecnologias e estratégias inovadoras, e à adolescência.

A previsão é que as atividades com professores e estudantes ocorram em 2022. A ação será realizada durante 18 meses em escolas públicas de Uruguaiana, envolvendo professores e estudantes dos sextos e sétimos anos finais do Ensino Fundamental.

Segundo o projeto, a fase da vida na qual os/as estudantes dos anos finais do ensino fundamental geralmente entre os 11 e 14 anos, estão está no interstício entre a infância e a adolescência propriamente dita. Características da adolescência, como a reatividade à recompensa, a tolerância à incerteza, e avaliações experimentais de valor e risco podem estar presente nesta fase, e a compreensão das bases neurobiológicas destas características auxilia o processo ensino-aprendizagem.

A partir do início de 2020, com o advento da pandemia da covid-19, a adoção do ensino remoto foi necessária, trazendo desafios. Estes, vão desde o acesso digital de professores e estudantes, até o conhecimento de tecnologias e práticas de ensino online e a escolha de metodologias adequadas, que considerem este contexto, associado as características dos estudantes.

Conteúdo do curso

O programa preliminar do curso "Neurociência Aplicada à Aprendizagem (remota)", que será aplicado com professores do ensino básico, envolve, dentre outras temáticas: organização geral do Sistema Nervoso (SN) - noções básicas de anatomia funcional e funcionamento do cérebro; a(s) adolescência(s) e a transição biológica, social, afetiva e cognitiva; importância da atenção e emoção para a aprendizagem e desenvolvimento; influenciais sociais, hormonais, entre outras sobre a aprendizagem e desenvolvimento integral; dificuldades de aprendizagem, diferentes ritmos de aprendizagem, transtornos, deficiências e defasagem escolar; as contribuições da neurociência nas práticas pedagógicas no ensino remoto; materiais pedagógicos, ferramentas e práticas de ensino remoto voltadas para a aprendizagem significativa a partir dos conhecimentos acerca do funcionamento do cérebro; inovação pedagógica e tecnológica e a neurociência aplicada à aprendizagem remota.


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