Patrulha Maria da Penha conscientiza para os crimes contra mulheres
Unipampa
Siepe 2024 discutirá Bioma Pampa
Divulgação/Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O evento é anual e gratuito
As inscrições do Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), maior evento científico da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), encerram nesta quinta-feira, 5/9. Alunos que desejam submeter seus trabalhos devem realizar através do sistema de inscrições da universidade.
O evento anual gratuito da Unipampa reúne os dez campi da universidade, além de grupos variados, incluindo estudantes de Iniciação Científica de Nível Médio (Ensino Fundamental, Médio ou Técnico), alunos e egressos de graduação e pós-graduação da Unipampa e de outras instituições, servidores técnico-administrativos e docentes da Unipampa (sem necessidade de orientação), e membros da comunidade externa (também sem necessidade de orientação). Além disso, discentes dos cursos de graduação e pós-graduação a distância da Unipampa podem se inscrever nas modalidades específicas para EaD. Durante o evento, são apresentados trabalhos científicos desenvolvidos ao longo da graduação dos alunos.
O evento está na sua 16ª edição, e cada uma delas ocorre em um polo diferente da universidade, neste ano, o encontro ocorre em São Borja, entre 22 e 24 de outubro.
O 16º Siepe terá como tema central “Bioma Pampa: Biodiversidade, Conservação, Inovação”, que está alinhado com as discussões da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2024 e destacará o Bioma Pampa nas atividades e debates do evento.
As inscrições para participar como ouvinte do evento estão abertas até 22 de outubro e o prazo para submissão de trabalhos encerra nesta quinta-feira, 5/9.
Categorias dos trabalhos
Ensino: Aceita trabalhos que melhorem a qualidade do ensino e da aprendizagem, promovam inovação pedagógica e interdisciplinaridade em cursos de graduação, ou apresentem resultados de Monitoria em Componente Curricular com reflexões e contribuições para o processo ensino-aprendizagem e a redução da evasão discente.
Pesquisa: Recebe trabalhos de pesquisa científica que demonstrem originalidade e relevância para o avanço científico e tecnológico regional e nacional.
Extensão: Aceita trabalhos que mostrem resultados de ações de extensão universitária, destacando a prática extensionista como um processo educativo e cultural que integra ensino, pesquisa e sociedade, e contribui para a formação acadêmica e cidadã.
Inovação: Recebe trabalhos que apresentem resultados de projetos e ações de inovação e empreendedorismo alinhados às políticas nacionais de ciência e tecnologia. Os trabalhos podem incluir propriedade intelectual protegida ou, se não protegida, devem evitar dados que possam dificultar a futura proteção junto ao INPI.
Cultura: Aceita trabalhos sobre atividades culturais realizadas em instituições de ensino superior, abordando a cultura em suas dimensões antropológica, social, artística e econômica. Os trabalhos devem refletir a relação entre universidade e sociedade, promovendo o desenvolvimento humano e regional e democratizando o conhecimento.
Deixe seu comentário