URUGUAIANA JN PREVISÃO

Dengue

Ministério da Saúde anuncia distribuição de 6,5 milhões testes rápidos

Ilustração/Hermes Pardini imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Distribuição começa na próxima semana

O Ministério da Saúde vai distribuir 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da dengue em todos os estados. A iniciativa, que acontece pela primeira vez, visa ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões e a distribuição começa na próxima semana.

Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa. Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico.

Os novos testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local. O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biomolecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Dengue em Uruguaiana

Como mostrou o CIDADE na semana passada, o município de Uruguaiana teve 940 notificados de possíveis casos de dengue em 2024. Destas, 411 foram confirmados, 510 descartados e duas foram inconclusivos. Ainda há 17 notificações sob investigação. O setor de Vigilância Ambiental em Saúde (Viam) também identificou 601 focos de Aedes aegypti em diferentes tipos de criadouros.

Ministério da Saúde anuncia distribuição de 6,5 milhões testes rápidos Anterior

Ministério da Saúde anuncia distribuição de 6,5 milhões testes rápidos

Uruguaiana terá calor, sol e pancadas de chuva nos próximos dias Próximo

Uruguaiana terá calor, sol e pancadas de chuva nos próximos dias

Deixe seu comentário