URUGUAIANA JN PREVISÃO

Enchente

PELO MENOS 18 BARRAGENS DO ESTADO ESTÃO EM NÍVEL DE FRAGILIDADE

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O Rio Uruguai já atingiu 8 metros

O governo do Rio Grande do Sul informou neste domingo, 5/5, que o total de barragens em situação de emergência com risco iminente de ruptura por causa das fortes chuvas subiu para seis no estado.
Ao todo, 18 barragens do estado apresentam algum nível de fragilidade. Além das seis barragens em situação mais crítica, outras cinco estão em “nível de alerta”, que é quando “anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança”.
Há ainda sete barragens em “nível de atenção”, que é quando “as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo”.
Também estão em nível de emergência com risco de ruptura a barragem de São Miguel, em Bento Gonçalves; a barragem SDR, em Eldorado do Sul; a barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra; e a barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves
Nível de alerta e atenção
Já entre as barragens em nível de alerta em cidades gaúchas, estão a UHE Dona Francisca, em Nova Palma; a UHE Bugres-Barragem Divisa, em Canela; a barragem Capané, em Cachoeira do Sul; a barragem B2, em São Jerônimo; e a barragem Tupi, em Taquari.
As outras sete barragens em “nível de atenção” são: a UHE Bugres-Barragem do Blang e a UHE Canastra, ambas em Canela; a UHE Monte Claro, em Bento Gonçalves e Veranópolis; a UHE Castro Alves, em Nova Roma do Sul e Nova Pádua; a barragem PCH Furnas do Segredo, em Jaguari; além das barragens Samuara e Dal Bó, ambas em Caxias do Sul.
O governo do estado informou ainda que segue monitorando as barragens de Santa Lúcia, em Putinga; Nova de Espólio de Aldo Malta Dihl, em Glorinha; Belo Monte, em Eldorado do Sul; e Filhos de Sepé, em Viamão.
O monitoramento dessas barragens é feito pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
URUGUAIANA
O rio Uruguai atingiu na manhã deste domingo, a marca dos oito metros e quarenta e um centímetros. Três abrigos de acolhimento foram montados e já possuem famílias alojadas. Todas as famílias receberam cesta básica e material de higiene pessoal. Os abrigos possuem um coordenador durante todo o dia e um guarda municipal no período da noite. Nesta segunda-feira, com apoio do Exército, a Prefeitura inicia a distribuição de almoço e janta para os abrigados.
DOAÇÕES
A Prefeitura de Uruguaiana está arrecadando materiais de limpeza e higiene e alimentos não perecíveis para produção das refeições. Pedimos que as doações sejam concentradas na Prefeitura Municipal e nos quartéis para melhor organização das equipes.
Se você deseja ajudar, faça contato com o nosso grupo de trabalho. É fundamental que neste momento haja organização para melhor atender todas as famílias. TELEFONE PARA CONTATO: 9 9122-0001.

Uruguaianenses perdem tudo em cheia que atinge Canoas Anterior

Uruguaianenses perdem tudo em cheia que atinge Canoas

BM efetua patrulhamento embarcado para evitar ações dos “piratas de enchente” Próximo

BM efetua patrulhamento embarcado para evitar ações dos “piratas de enchente”

Deixe seu comentário