URUGUAIANA JN PREVISÃO

Alerta sanitário encerrado

RS revogou decreto de emergência por gripe aviária

Divulgação - RS revoga estado de emergência após fim do foco de gripe aviária e reconhecimento internacional de que o Brasil está livre da doença.

O governo do Rio Grande do Sul revogou o Decreto nº 58.169/2025, que declarou estado de emergência em saúde animal para o controle da influenza aviária. A revogação foi publicada no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 30/6, após o fim do foco da doença em Montenegro e o reconhecimento, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), de que o Brasil está livre da gripe aviária. 

O decreto foi instaurado em 17/5 pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), depois da confirmação da presença do vírus em uma granja de aves comerciais em Montenegro e em animais silvestres no zoológico de Sapucaia do Sul. 

A desmobilização da emergência se deu com o encerramento oficial do foco em Montenegro em 18/6, conforme monitoramento sanitário conduzido pela Seapi. Em seguida, no dia 26/6, o status sanitário brasileiro foi restabelecido pela OMSA, com o país sendo reconhecido como livre da doença. 

O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, atribuiu o controle eficaz à atuação técnica dos órgãos responsáveis. “O encerramento, com agilidade, desse foco de gripe aviária é fruto da liderança e competência do Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul”, declarou. 

A revogação permite a retomada de protocolos normais nas granjas e centros de produção, mas a vigilância sanitária será mantida para prevenir novos casos. 

RS revogou decreto de emergência por gripe aviária Anterior

RS revogou decreto de emergência por gripe aviária

Cartórios oferecem autorização de viagem para menores 100% online Próximo

Cartórios oferecem autorização de viagem para menores 100% online

Deixe seu comentário