URUGUAIANA JN PREVISÃO

Campanha Vacinal

Vacinação contra gripe começa nesta sexta para crianças atípicas

Imagem Ilustrativa/Pexels. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Indivíduos com TEA podem tomar vacina da influenza já nesta sexta-feira, 07/4.

A Prefeitura antecipou o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em razão da Semana de Conscientização do Autismo, a imunização deste grupo começa já nesta sexta-feira, 4/4. A Sala de Vacina Central promoverá uma ação especial. De acordo com a enfermeira Eduarda Oliveira, esse público poderá receber a vacina contra a Influenza A H1N1, Influenza A sazonal e Influenza B. 

A vacinação prioritária para pessoas neuro divergentes, incluindo autistas, é essencial para garantir um processo de imunização mais acessível e humanizado já que Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar sensibilidades sensoriais, dificuldades com ambientes movimentados e resistência a procedimentos médicos, tornando necessária uma abordagem diferenciada. 

Para os demais grupos prioritários, o início oficial da campanha de vacinação contra a Influenza 2025, é na segunda-feira, 7/4. O município recebeu na terça-feira, ¼, a primeira remessa do imunizante, totalizando quatro mil doses fornecidas pelo laboratório Butantan.  

Segundo Eduarda, serão realizadas ações para ampliar a cobertura vacinal em locais específicos, como o Porto Seco, quarteis, Case, Penitenciária Modulada e Hospital Santa Casa.  

A vacinação contra a Influenza é fundamental para reduzir complicações e internações causadas pela gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização e convida toda a população pertencente aos grupos prioritários a comparecer às unidades de saúde para garantir a proteção contra o vírus. 

Locais e horários de vacinação 

A aplicação das doses será realizada em diferentes unidades de saúde do município, com horários específicos para cada local: 

  • Postos de Saúde: Atendimento para todos os grupos, com horários de atendimento de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. 
  • ESF Barragem Sanchuri: Atendimento para todos os grupos, nos horários de segunda e quinta-feira, das 08h às 12h; sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h. 
  • UBS São Marcos: Atendimento para todos os grupos, na sexta-feira, das 08h às 12h. 
  • UBS João Arregui: Atendimento para todos os grupos na quarta-feira, das 08h às 12h. 
  • Atendimento exclusivo para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. 

Os documentos necessários para receber a vacina são: documento com foto e CPF junto do cartão do SUS. Já as crianças devem apresentar obrigatoriamente a caderneta de vacinação. 

Grupos prioritários em Uruguaiana 

Crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias): 10.140.  

Gestantes (qualquer período gestacional): 1.076.  

Idosos (a partir dos 60 anos de idade): 21.618.  

Trabalhadores da saúde: 4.934.  

Puérperas (até 45 dias após o parto): 177.  

Professores dos ensinos básico e superior: 1.410.  

Povos indígenas: 102.  

Pessoas em situação de rua: 40.  

Profissionais das forças de segurança e de salvamento: 0.   

Profissionais das Forças Armadas: 1.345.  

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade): 8.986.  

Pessoas com deficiência permanente: 5.290.  

Caminhoneiros: 0.  

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso): 0.  

Trabalhadores portuários: 0.  

Trabalhadores dos Correios: 0.  

Funcionários do sistema de privação de liberdade: 191.  

População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos): 701.  


Queda de temperatura exige cuidados com doenças respiratórias em pets Anterior

Queda de temperatura exige cuidados com doenças respiratórias em pets

Estado registra aumento de 4,9% no PIB em 2024 Próximo

Estado registra aumento de 4,9% no PIB em 2024

Deixe seu comentário