Solidariedade
Aapecan completa oito anos em Uruguaiana
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade social com diagnóstico de câncer. A organização atua no Rio Grande do Sul há 16 anos através de suas 14 unidades. A Aapecan de Uruguaiana completou oito anos no mês de julho.
A instituição foi fundada em 2005 em Caxias do Sul com o intuito de atender e orientar pessoas com o diagnóstico de câncer, familiares e cuidadores. Com o aumento da demanda, novas unidades foram surgindo. Até o momento, a central de Uruguaiana já atendeu mais de 700 famílias. Todas as unidades disponibilizam dois programas gratuitos, o Assessoramento e o Serviço de Acolhimento. Porém as pessoas atendidas devem ter renda familiar de até três salários-mínimos. Para receber os benefícios é necessário passar por atendimento do setor de serviço social, para realização do cadastro e avaliação socioeconômica.
A manutenção de todo trabalho desenvolvido é possível por meio de doações. Sendo assim, a comunidade pode auxiliar a equipe com alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal. Também é possível doar e adquirir roupas e acessórios no brechó solidário. Mechas de cabelo também podem ser doadas, uma vez que são confeccionadas perucas para auxiliar na autoestima de pessoas que perderam seus fios por conta do tratamento do câncer. No entanto, as mechas precisam ter no mínimo 20cm para serem aceitas.
A Aapecan também é cadastrada no Programa Tampinha Legal, na qual toda quantia de tampas de plástico é convertida em valores para serem repassados à instituição. Com isso, a entrega de tampinhas pode ser realizada no local.
De tempos em tempos, são realizadas vendas de alimentos e rifas, como foi em junho o "Arraiá Aapecan". As ações ocorrem para manter as despesas da casa e a manutenção dos benefícios fornecidos.
A instituição disponibiliza para pessoas acometidas pelo câncer, em tratamento ou em acompanhamento médico, atendimento técnico na área do serviço social e da psicologia. Além disso, executa o Programa de Assessoramento da Defesa e Garantia de Direitos, para trabalhar o desenvolvimento de habilidades e potencialidades. Esse programa visa o desenvolvimento da autonomia e superação de situações de fragilidades sociais.
A organização fornece também o Serviço de Acolhimento Provisório popularmente chamado de hospedagem. O objetivo acolher pessoas que se encontram em trânsito para realização do tratamento oncológico. Este serviço atende mais de dez municípios da região, ofertando leitos para pernoite e quatro refeições diárias, de segunda a sexta-feira.
Deixe seu comentário