Vacina contra a covid-19
Adolescentes com comorbidades já podem se vacinar
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586846/file/desktop/16268963474520.png?1674116362)
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira, 21/7, a inclusão de adolescentes entre 12 e 17 anos, portadores de comorbidade no Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19 do Rio Grande do Sul. De acordo com o documento, o público pertence ao grupo de risco em relação ao quadro clínico grave e a letalidade para a doença.
Sendo assim, a vacinação em Uruguaiana inicia nesta quinta-feira, 22/7. São oferecidas 456 doses para adolescentes portadores de obesidade grave, doenças cardiovasculares, neurológicas e pulmonares, diabéticos, imunodeprimidos, entre outros.
A imunização ocorrerá a partir das 8h até as 19h no estacionamento do Posto Central (ESF 21). Será necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS, cartão de vacina, laudo médico e/ou receituário que comprove a comorbidade. Adolescentes com autismo terão preferência na fila. Os demais grupos de vacinação não serão atendidos no Posto Central nessa data.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso exclusivo da vacina da Pfizer®/BioNTech após apresentação de estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. No entanto, deverá ser respeitado o prazo mínimo de 10 semanas e máximo de 12 semanas entre a primeira e a segunda doses. A ação tem como objetivo não comprometer a aplicação de doses destinadas para primeira aplicação.
Confira a lista completa:
- Obesidade grave
- Pneumopatias Crônicas Graves (asma)
- Imunodeprimidos (doença congênita/rara /genética/autoimune, neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual/tratamento, cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas, doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores, pessoa vivendo com HIV, neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão)
- Hemoglobinopatia grave (doença falciforme ou talassemia maior)
- Doença cardiovascular
- Doença neurológica crônica
- Diabete Mellitus
Deixe seu comentário