URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pesquisa

Alimentos saudáveis têm aumento de preço superior a ultraprocessados no Brasil

Pixabay imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Preço dos alimentos no país já cresceu mais que a inflação.

No Brasil, onde a inflação vem causando mudanças na dieta de sua população, uma pesquisa do doutor em desenvolvimento econômico Valter Palmieri Júnior, chamada "Dinâmica e diferenças dos preços dos alimentos saudáveis e ultraprocessados no Brasil", revelou que os alimentos mais saudáveis apresentam, desde 2006, uma elevação de preço superior à média dos alimentos ultraprocessados.

Um exemplo é a comparação do preço entre frutas e refrigerantes. Desde junho de 2006 até março de 2021, a inflação das frutas, foi 89% maior do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e 114% maior do que "açúcares e derivados". Os refrigerantes também apresentaram oscilação de preço muito inferior ao das frutas, tornando-se 43% mais baratos em 2021 em relação a 2006.

Outro destaque da pesquisa diz respeito à produção de legumes, verduras e frutas em comparação à produção de commodities. Um dos dados do relatório mostra que o total de hectares destinados à produção de legumes pelo Brasil é menor do que o do Japão - ainda que a quantidade de terras agricultáveis brasileira seja 54 vezes maior do que no país asiático.

O objetivo do trabalho é demonstrar a importância das políticas públicas direcionadas ao incentivo de uma alimentação saudável. Argumenta-se no estudo que a falta dessas políticas é o que vem causando essa disparidade no aumento de preços de produtos saudáveis e ultraprocessados.

Pouco investimento na agricultura familiar (responsável pela maior parte da produção de frutas e vegetais) e taxação mais elevada em alimentos saudáveis são listados como principais fatores que encarem esses produtos.

Esta realidade se repete pelo mundo. Segundo dados do relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) "O Estado Mundial da Agricultura e da Alimentação 2021", aproximadamente três bilhões de pessoas, quase 40% da população mundial, não podem pagar uma dieta saudável.

Dia Internacional das Frutas, Legumes e Verduras

Começou hoje, 6/12, o Diálogo Nacional do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras, um evento com objetivo de impulsionar a agenda de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, com base no Guia Alimentar da População Brasileira.

A organização do Diálogo é uma parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Centro de Excelência Contra a Fome (WFP).

Usina Térmica Uruguaiana volta a operar Anterior

Usina Térmica Uruguaiana volta a operar

RS tem primeiro caso da variante Ômicron confirmado Próximo

RS tem primeiro caso da variante Ômicron confirmado

Deixe seu comentário