Covid-19
RS tem primeiro caso da variante Ômicron confirmado
Pixabay imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Rio Grande do Sul confirmou nesta sexta-feira, 3/12, o primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus no estado. A infectada é uma mulher residente de Santa Cruz do Sul que voltou de viagem da África do Sul na última semana. Este é o sexto caso da variante identificado no Brasil.
A infecção foi confirmada por meio de sequenciamento genético realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Segundo informe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, a mulher está em isolamento e é acompanhada pela vigilância em saúde do município. Ela já recebeu as duas doses da vacina e apresentou febre.
A secretaria da saúde de Santa Cruz do Sul, Daniela Dumke se pronunciou e pediu tranquilidade. "Quero tranquilizar a população santa-cruzense de que fizemos todos os encaminhamentos que a ciência e os protocolos mundiais nos indicam, como o isolamento domiciliar e testagem de todos os contactantes", disse Daniela.
A nova variante tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína espícula, por onde o vírus entra na célula. A OMS afirmou recentemente que a Ômicron é muito mais transmissível, mas que o mundo está "mais preparado" para lidar com ela.
O grupo de cientistas sul-africanos que descobriu a variante relatou a pouco tempo que seus efeitos são leves apesar da maior transmissibilidade.
Deixe seu comentário