Fronteira
Argentina publica flexibilização para entrada de brasileiros
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586517/file/desktop/16432058616970.jpg?1674114199)
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O governo argentino publicou no Diário Oficial, na madrugada desta quarta-feira, 26/1, a flexibilização de requisitos para entrada no país. O documento informa que a partir do próximo sábado, 29/1, turistas de países vizinhos terão o mesmo tratamento que os cidadãos argentinos e serão dispensados de apresentar um teste de PCR para ingressar no país. Na manhã de hoje, em Uruguaiana, o consulado se reuniu para debater o tema.
Até então, a entrada no país era permitida para os argentinos e estrangeiros residentes, além de turistas estrangeiros, mas todos deviam apresentar esquema de vacinação completo e teste de PCR negativo, realizado no máximo até 72 horas antes do embarque. Também deviam ficar em quarentena e apresentar um segundo PCR entre o terceiro e o quinto dia depois da entrada no território.
A partir de sábado, para quem estiver completamente vacinado, só será necessário o preenchimento online, até 48 horas antes do começo da viagem, de um formulário com valor de declaração juramentada ao qual será necessário anexar uma cópia digitalizada do certificado de vacinação. No caso dos turistas, também será preciso apresentar um seguro internacional de saúde com cobertura prevista para a covid-19.
O novo protocolo também permite o ingresso de não vacinados total ou parcialmente, desde que obtenham uma "exceção de vacinação", apresentem testes e façam quarentena.
Apoiado na predominância da variante ômicron, que tende a não afetar os vacinados com a forma grave da covid-19, o governo argentino decidiu flexibilizar o protocolo sanitário de entrada no país.
As medidas estabelecem que, a partir de sábado, argentinos e residentes, mas também brasileiros, uruguaios, paraguaios, bolivianos e chilenos que estiverem completamente vacinados há mais de 14 dias poderão entrar na Argentina sem testes de covid-19, sejam exames de PCR ou de antígeno. Esses beneficiados também ficarão isentos de uma quarentena preventiva.
Segundo o governo quer facilitar a entrada de brasileiros, turistas estrangeiros que mais visitam a Argentina e os que mais gastam no país.
Deixe seu comentário