URUGUAIANA JN PREVISÃO

Segurança do consumidor

Black Friday: Procon alerta sobre cuidados a serem tomados

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Black Friday que ocorre no dia 26 de novembro este ano, já se tornou uma importante data para o varejo no mundo inteiro e caiu no gosto das pessoas pelos descontos que ela traz. Segundo pesquisas, o aumento das compras pela internet durante a pandemia e a chegada das festas de fim de ano podem reaquecer a economia e aumentar ainda mais a adesão à Black Friday.

Diante dessa expectativa e sabendo que muitos descontos podem ser fraudulentos e alguns sites podem não ser confiáveis, o Procon/RS, Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, vem alertando sobre cuidados a serem tomados durante a data, principalmente durante compras online.

Quanto às lojas digitais, André Rispoli, diretor do Procon Uruguaiana, recomenda consultar informações disponíveis online sobre a empresa. "Antes de comprar, é bom visualizar no Reclama Aqui e ver se [a loja] responde rapidamente, se há muitas reclamações já é um aspecto negativo. No site do Procon São Paulo, que é atualizado diuturnamente dá para conferir uma grande lista de sites que praticam estelionato, que vendem o produto, mas não entregam", diz Rispoli.

Preços muito abaixo do valor de mercado do produto, principalmente em eletrônicos, devem ser vistos com desconfiança. "Sugerimos fazer uma lista do que realmente a pessoa quer comprar, e vai monitorando os preços, descontos em celulares ou outros produtos de ponta acima de 60% não são comuns, é preciso atenção redobrada para esses produtos", afirma o diretor.

Fazer uma lista do que se busca é a maior dica para se proteger e também economizar. "Fazer compra por impulso pode ter um efeito negativo nas finanças da pessoa. Estamos trabalhando na prevenção para isso também, então pesquise, a internet pode ser uma isca mas também uma aliada", adiciona Rispoli.

O Procon Uruguaiana vai se manter à disposição durante a Black Friday para dar dicas e tirar dúvidas dos consumidores, além de receber denúncias de falsos descontos. O número para contato é 3412-6669 ou 3412-2134.

Cancelado o Carnaval 2022 Anterior

Cancelado o Carnaval 2022

Conta de luz vai subir 16,7% em 2022, prevê Aneel Próximo

Conta de luz vai subir 16,7% em 2022, prevê Aneel

Deixe seu comentário