URUGUAIANA JN PREVISÃO

Racionamento

BRK reforça consumo consciente durante período de estiagem

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Uruguaiana, informou, nesta semana, que o serviço de abastecimento de água potável permanece operando normalmente. No entanto, a forte queda no nível do Rio Uruguai demanda atenção e exige cuidados por parte dos clientes.

O atual período de estiagem vivenciado em todo Rio Grande do Sul aumenta a necessidade de se preocupar com o racionamento de água. Com isso, a concessionária sugere hábitos conscientes para o consumo, como, por exemplo, cronometrar o banho. Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se houver redução para cinco minutos, apenas 45 litros serão utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, basta desligar o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar, assim como, desligar a torneira ao escovar os dentes.

Além disso, a BRK sugere passar detergente em todas as louças de uma só vez e depois realizar o enxágue, lavando os utensílios menos engordurados primeiro para que a gordura não se espalhe para os outros itens. Também é importante limitar o uso da máquina de lavar e utilizar o modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia.

Para lavar o quintal e o carro de maneira consciente, a empresa sugere remover as folhas de árvores e o excesso de sujeira primeiro com uma vassoura e substituir a mangueira por um balde. Para os que tem piscina em casa, é recomendado que ela seja coberta com lona para que não evapore e não seja necessário utilizar mais água para completar o nível da piscina.

De acordo com o gerente de Operações da BRK em Uruguaiana, Icaro Dugaich, o Rio Uruguai está com o nível de água mais baixo desde o mês de novembro de 2014, possivelmente sendo ainda o mais baixo dos últimos 10 anos. "A forte redução do nível de água bruta no Rio Uruguai nos exigiu várias ações extraordinárias para manter o funcionamento regular de todo o sistema. Uruguaiana não vive a necessidade de racionamento ou manobras no sistema, contudo, o momento é de muita atenção e é de extrema importância que os uruguaianenses se mantenham atentos em relação aos hábitos de consumo de água" explica.


Sedes realizou mais de 39 mil atendimentos individualizados Anterior

Sedes realizou mais de 39 mil atendimentos individualizados

Conselho Tutelar e Smel firmam parceria Próximo

Conselho Tutelar e Smel firmam parceria

Deixe seu comentário