Yakecan
Ciclone causa estragos e deixa dois mortos
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586271/file/desktop/16529145645571.png?1674112539)
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O leste do Rio Grande do Sul foi atingido entre terça, 17/5, e quarta-feira, 18/5, pelo ciclone Yakecan. Na quarta, a tempestade atuou sobre a região do litoral norte do Estado e parte do litoral catarinense. Até o momento são registradas duas mortes em decorrência da tempestade, uma no Rio Grande do Sul e outra no Uruguai. Ademar Silveira da Silva, de 51 anos, estava em uma embarcação no Rio Guaíba quando foi arremessado na água.
O vento forte deixou 226 mil residências gaúchas sem energia elétrica. Ventos registrados na tarde e noite de terça-feira, derrubou árvores, postes e fiações elétricas em municípios, que estavam em estado de alerta.
A instabilidade levou ao fechamento antecipado de shoppings e supermercados em Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana. Além disso, eventos culturais foram cancelados. Com aulas suspensas desde a terça-feira em alguns municípios gaúchos escolas e universidades continuaram sem atividades presenciais nesta quarta.
Na Serra Gaúcha, as rajadas de vento chegaram a 91,4km/h durante a madrugada. Já em Santa Catarina, foram registrados ventos de até 157 km/h, o que ocasionou o tombamento de um caminhão na SC-390, na Serra do Rio do Rastro, próximo a Bom Jardim da Serra. O motorista não ficou ferido.
De acordo com uma das maiores empresa de meteorologia do Cone Sul, Met Sul, na manhã desta quinta-feira, 19/5, a tempestade subtropical Yakokan começa a se afastar do continente na altura de Florianópolis.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na manhã desta quarta-feira, válido até a sexta-feira, 20/5, às 23h de uma onda de frio. O grau de severidade foi registrado como perigoso um risco à saúde. Segundo o Instituto, as temperaturas estarão 5ºC abaixo da média por um período de três a cinco dias. O aviso é válido para 14 estados do Brasil.
Previsão
Nessa quinta-feira, o dia no Rio Grande do Sul será de muitas nuvens e chuva na maioria das regiões. Chove principalmente na metade Leste com pancadas fortes isoladas. O sol aparece em diferentes locais na região Oeste, principalmente na área de Uruguaiana. Com abundante nebulosidade e chuva, será outro dia frio. O ciclone se afasta, mas o alerta segue na costa do sul do país. O litoral gaúcho poderá ter ondas com até cinco metros, conforme projeções dos modelos de ondas da Marinha do Brasil.
Deixe seu comentário