URUGUAIANA JN PREVISÃO

Dia 12

Cultura Afro será tema de seminário

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (Copir) realizará na próxima quinta-feira, 12/5, o "Seminário Afro: Abolição da Escravatura". O evento, que será gratuito, ocorrerá na Biblioteca Municipal de Uruguaiana, que fica localizada na Rua Santana, 2588, esquina com a XV de Novembro.

Serão tratados assuntos como costumes e avanços da cultura afro e a história da abolição da escravatura em Uruguaiana e região. A programação iniciará às 9h com a recepção e inscrição gratuita dos participantes e se estenderá até as 19h30min.

Às 9h30min acontecerá o cerimonial de abertura por Patrícia Di Guyan; às 9h45min, o prefeito Ronnie Mello dará a saudação de boas-vindas; às 10h será a abertura da exposição de artes por Silvia D'Arays. Às 10h15min o Grupo de Capoeira Liberdade do Mestrando Rabicó fará uma apresentação até às 11h45min em que se dará o intervalo para almoço.

O período vespertino iniciará às 14h com a palestra do professor, historiador e pesquisador Dagoberto Alvin que terá como tema A História da Abolição da Escravatura Negra em Uruguaiana e locais históricos. Às 14h45min será a vez da professora Mariele Rosa da Silva dissertar sobre o Avanço da Cultura Afro na Educação na Rede Municipal de Ensino em sua palestra. Encerrando as palestras, o Babalorixá Jorge Quirino contará os costumes da Religião Afro, dando vez a um intervalo às 15h50min.

Às 16h10min iniciarão as apresentações. O primeiro grupo a se apresentar será o Grupo de Dança Axé Uruguaiana seguido pelo grupo Dalan Maxado com o tema Tribal e Festejo Africano às 16h40min. Às 17h20min será mostrado o vídeo Afro.

O encerramento do Seminário com entrega de certificados aos participantes será às 18h e em seguida, às 18h15min, acontecerá a conexão Rio-Uruguaiana com Patricia Di Guyan e Cizinha do Cavaco. Para finalizar, será realizada uma apresentação das Escolas de Samba de Uruguaiana às 19h30min.


CFC Uruguaiana inicia projeto para desafogar fila da CNH Anterior

CFC Uruguaiana inicia projeto para desafogar fila da CNH

Rio Uruguai está seis metros acima no nível normal Próximo

Rio Uruguai está seis metros acima no nível normal

Deixe seu comentário