Primeiro do Estado
CFC Uruguaiana inicia projeto para desafogar fila da CNH
Teve início nesta quarta-feira, 4/5, o projeto de redução da fila de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), anunciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) na quinta-feira passada, dia 28. E o projeto começou em Uruguaiana. Foi pioneiro na iniciativa o Centro de Formação de Condutores (CFC) Uruguaiana. O centro é um dos selecionados pelo DetranRS para ofertar a turma extra e foi o escolhido para 'abrir' o projeto.
"Foi uma grande alegria termos sido escolhidos para iniciar esse projeto. É um reconhecimento do nosso trabalho", diz a diretora do CFC Uruguaiana, Maria Aparecida Saldanha. A escolha levou em conta fatores como o cuidado do CFC com as agendas, as condições estruturais do local de espera e aplicação das provas e condições de iluminação, visto que os exames foram realizados ao entardecer.
O objetivo é dar vasão a uma demanda reprimida por conta da pandemia da covid-19 e, para isso, o DetranRS autorizou a realização de exames extras, em horários alternativos, a partir da autorização para pagamento de horas extras aos examinadores do órgão, responsáveis por aplicar a avaliação dos candidatos. Na tarde de quarta-feira, das 17h30min às 19h, 32 provas práticas de direção da categoria B (carros) foram realizadas.
Maria Aparecida Saldanha explica que o projeto piloto inicia pela categoria B, que representa a maior demanda, e que a possibilidade de ampliação para contemplar as categorias profissionais (C, D, e E) já está sendo tratada. "Elas também representam uma grande demanda", explica a empresária.
Ela destaca que a organização da turma extra levou em conta diversos fatores, como o perfil dos alunos. "Por exemplo, a maioria dos alunos têm agenda lotada durante o dia por conta do trabalho. Este foi um dos fatores considerados nesse momento, assim como é considerado na rotina do CFC. A maior procura é pelo turno da noite, seguido pelo turno da tarde. Por conta disso, foi definido este horário", conta. O próximo passo, segundo ela, é a realização de uma turma extra de avaliações aos sábados.
Conforme a Diretora, semanalmente são realizadas cerca de 50 provas práticas, incluindo as categorias A (motos), B e categorias profissionais. Ela frisa que a turma extra foi um número a mais de provas, não tendo interferência nas avaliações rotineiras. "As provas habituais da semana foram realizadas normalmente, na quarta-feira pela manhã e tarde (categorias profissionais) e na quinta-feira pela manhã", conta.
Entre os benefícios da medida, Maria Aparecida cita ainda que ela possibilitará ao CFC a realização de uma busca ativa com maior eficiência. "Naqueles casos de alunos que reprovam nós temos o hábito de ligar, incentivar a realizar a prova novamente. Mas estava bastante difícil esse trabalho por conta da escassez de horários. Com essa iniciativa, vamos conseguir fazer um melhor trabalho de busca ativa", explica.
A partir de agora, as turmas extras serão abertas gradualmente pelo DetranRS. A orientação aos alunos que aguardam para fazer exame prático é que mantenham contato permanente com o CFC para se informar sobre novas vagas.
Deixe seu comentário