URUGUAIANA JN PREVISÃO

Paróquia São Miguel

Grupo Girassol completa 19 anos e retoma atividades presenciais

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Grupo da Melhor Idade Girassol, da Paróquia São Miguel retomou as atividades presenciais no dia 7 deste mês, que estavam suspensos desde 2020 devido à pandemia de covid-19. Os encontros têm como objetivo a socialização de pessoas, principalmente idosos, promovendo a interação, convivência e troca de experiências com outras pessoas de idades semelhantes.

O grupo foi fundado por Padre Hermeto Mengarda e completou, no dia 3 de abril, 19 anos de atuação. De acordo com a coordenadora do grupo, Neiva, Alves da Silva, as reuniões, voltadas para o público acima dos 50 anos, ocorrem no salão paroquial da Igreja São Miguel. Os encontros contam com quatro momentos: uma sessão de exercícios físicos, aulas de musicoterapia, momento de espiritualidade, e ao final, uma confraternização.

Antes de iniciar as atividades, a Coordenadora e a presidente, Delsa Mascoffi, organizam o espaço para recepção dos participantes. Os integrantes praticam atividades físicas com intensidade compatível com a faixa etária do grupo, com aulas ministradas por profissionais especializados. No término das atividades, todos se reúnem para a confraternização, quando trocam experiências e vivências.

A musicoterapia é considerada o 'carro chefe' do grupo. O professor Afonso Fogaça Dutra é formado na área e explica que a atividade auxilia na reabilitação do sistema nervoso central. O participante adquire habilidades que favorecem a imunidade e trabalha a mente de diversas formas exercitando os dois lados do cérebro.

Segundo Neiva, as aulas de musicoterapia resgatam a autoestima e reorganiza as emoções de maneira lúdica através da música. As atividades de interação social proporcionam um equilíbrio do corpo e da mente. A Coordenadora conta que atualmente o que mais afeta o idoso é a perspectiva do futuro e a ansiedade, então as sessões visam trabalhar esses sentimentos. "O contato com outras pessoas e a musicoterapia trabalham a ansiedade, gerando mais autoconfiança", relata a Coordenadora.

Conforme Neiva, a pandemia afetou muito os idosos, intensificando sentimentos como solidão, redução da independência e medos. Atualmente os encontros têm como finalidade a melhoria de qualidade de vida dos idosos e minimizar os efeitos dos transtornos gerados pela pandemia.

Antes da necessidade de isolamento social, o grupo viajou para diversas cidades como Gramado, Santiago, Quaraí, Alegrete a convites de outros grupos espalhados pelo Estado. Eram realizados diversos eventos como festa junina e celebrações de datas comemorativas. A intenção, agora, é retomar as festividades.

As reuniões ocorrem uma vez por semana, todas às quintas-feiras às 15h, com duração de cerca de duas horas. Para participar, Neiva explica que basta comparecer ao salão paroquial em um dos encontros. Mensalmente é solicitada uma colaboração de R$30 para pagamento dos professores. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Paróquia, através do número (55) 3412-1337.


Profissionais esclarecem dúvidas sobre castração de animais Anterior

Profissionais esclarecem dúvidas sobre castração de animais

Campanha contra a influenza continua com baixa adesão Próximo

Campanha contra a influenza continua com baixa adesão

Deixe seu comentário