URUGUAIANA JN PREVISÃO

Incêndio

Incêndio atinge laboratório da Unipampa

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Corpo de Bombeiros Militares foi acionado por volta das 17h deste 1º de janeiro, para combater um incêndio de campo na BR-472, sentido Uruguaiana//Barra do Quaraí. Durante esse combate outra ocorrência na área urbana deslocou a equipe, que deixou este sinistro em segundo plano, pois estava controlado. Contudo a mudança nas condições climáticas realimentou as chamas que se alastraram em direção ao campus. De acordo com o coordenador administrativo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Uruguaiana, Ivan Freitas, o local que o fogo começou pertence a Universidade e possivelmente começou com uma faísca que saiu da rede elétrica.

Retomado o combate, por volta das 20h o fogo já se aproximava dos prédios mais ao Sul da Universidade. Os Bombeiros receberam apoio do Exército Brasileiro, através de caminhões pipa para reabastecimento dos seus carros tanque.

Um prédio desativado, que anteriormente era um prédio recreativo dos funcionários da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foi totalmente queimado. Nas dependências da Unipampa, um laboratório do curso de Aquicultura foi tomado pelas chamas e cerca de 90% do espaço foi perdido. Segundo o inventário, foram queimados o circuito de circulação de água que fica nos aquários, alguns peixes, freezer, geladeira agitador magnético moedor, compressor de ar, aquecedor de água, aquários, caixa d'água, bomba para aquário, gerador de energia, ferramentas, bancadas, alguns tubos para medições em PVC e vidrarias de laboratório.

Segundo Ivan, o inventário ainda não foi concluído então "não é possível dar 100% de exatidão das perdas". Ele ainda completa que ainda não há uma previsão, nem uma dimensão financeira das perdas, mas a maior parte das perdas foram áreas de pastagem.

O campus Uruguaiana possui uma extensa área, sendo assim, alguns animais da Universidade que estavam nos campos próximos ao fogo foram transferidos para outro local afastado. Estão sendo feitos os cálculos de área para que o campus possa ser cercado novamente, uma vez que grande parte da cerca foi destruída pelo fogo.

Ao longo desta segunda-feira, 3/1, não houve novos chamados para o Corpo de Bombeiros na região da Unipampa. Até o fechamento desta edição, no entanto, as equipes se mantinham concentradas no atendimento a duas ocorrências de fogo em campo nas localidades de Imbaá e Charqueadas, na BR-472


Município acompanha de perto situação da estiagem Anterior

Município acompanha de perto situação da estiagem

Iniciada nova organização de imunização contra a covid Próximo

Iniciada nova organização de imunização contra a covid

Deixe seu comentário