URUGUAIANA JN PREVISÃO

80 anos ou mais

Ministério da Saúde recomenda quarta dose para idosos

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Ministério da Saúde recomendou, nesta quarta-feira, 23/3, uma segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para a população com 80 anos ou mais. A nova orientação de aplicação da quarta dose foi publicada em uma Nota Técnica pela Pasta. A estimativa é que 4,6 milhões de brasileiros sejam imunizados.

De acordo com o Ministério, a partir de agora, estados e municípios já podem iniciar essa etapa da campanha nacional de vacinação para esse público. Segundo a orientação, a segunda dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer e de maneira alternativa com as vacinas da Janssen e AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço.

O Ministério da Saúde reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo. Alguns estados também já informaram que têm esses imunizantes em estoque. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul afirmou que o Ministério ainda não informou as datas de início e nem enviou doses destinadas a esse público.

Até o fechamento desta edição, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Uruguaiana informou que ainda não havia recebido a nota técnica do Estado e as orientações a respeito da vacinação no RS ainda não tinham sido repassadas. De acordo com o Executivo Municipal, a decisão da imunização no município depende da posição do estadual.

Recomendação

O Ministério da Saúde informou que a recomendação foi amplamente discutida pelos especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI). Foi levado em consideração a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas covid-19, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas.

Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de três a quatro meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico. Esse enfraquecimento exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo.


Município já está habilitado no Programa Avançar Anterior

Município já está habilitado no Programa Avançar

Uruguaiana tem 76 casos ativos Próximo

Uruguaiana tem 76 casos ativos

Deixe seu comentário