Luto
O carnaval perdeu Severo Luzardo
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586416/file/desktop/16471099863770.jpg?1674113555)
Morreu neste sábado, 12/3, o carnavalesco uruguaianense Severo Luzardo, aos 59 anos. Ele lutava contra um câncer no intestino.
Luzardo estava no Rio de Janeiro, onde atuava como carnavalesco da União da Ilha do Governador. Em Uruguaiana, assinava o carnaval d'Os Rouxinóis, escolha de samba onde cresceu, onde assinou e venceu seu primeiro carnaval, em 1978. Atualmente, preparava o carnaval 2022 da Ilha, com o enredo "O vendedor de orações".
O carnaval veio no DNA do artista. Era filho de Severo Muruzzi Luzardo, que foi presidente da escola de samba Os Rouxinóis, e de Magda Luzardo, carnavalesca da escola. Aos 14 anos se mudou para Porto Alegre, estudou arquitetura, publicidade e artes plásticas.
Gostava de moda e decidiu seguir carreira como figurinista. Primeiramente em Porto Alegre, onde assinou figurinos de peças de teatro e pequenos filmes. Nessa época aceitou o convite da escola de samba Academia de Samba Praiana e renovou a estética da agremiação, levando a agremiação a boas colocações no campeonato.
Depois partiu para o Rio de Janeiro, onde atuou como figurinista. Foi o responsável pelo figurino de novelas globais e em outras emissoras, atuou em minisséries e no cinema, em produções como "Mais uma vez amor", "Vendo ou alugo", "O tempo e o vento" e o "O melhor verão de nossas vidas".
Mas tudo sem deixar o carnaval de lado. Iniciou na Ilha do Governador em 2004. Foi carnavalesco ainda de Vizinha Faladeira, Acadêmicos do Dendê, Unidos da Vila Rica, Arranco do Engenho de Dentro, Império da Tijuca, Acadêmicos do Cubango. Império Serrano, Paraíso do Tuiuti.
Deixe seu comentário