Chile e Argentina
Porto Seco altera saída de caminhões
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A partir desta segunda-feira, 13/12, a saída de veículos de exportação desde o porto seco de Uruguaiana com destino a Argentina e Chile estará limitada a novos horários. Entre as 7h40min até às 13h serão até 70 veículos por hora. Já das 13h às 20h30min serão liberados até 50 veículos por hora. A medida ainda está em fase de testes e foi definida após solicitação dos órgãos intervenientes argentinos para amenizar o impacto do grande fluxo de veículos no período da tarde sobre a ponte internacional.
Os órgãos públicos argentinos apresentaram mapeamento com o fluxo do cruze por hora que demonstra a baixa adesão no período da manhã e ociosidade de servidores. Ainda, justificaram que existe uma maior demora no controle de ingresso porque os tripulantes não estão apresentando a DDJJ. Com a declaração jurada, o tempo para registro de entrada de três a quatro minutos por veículo reduz a um.
Para ABTI, limitar a quantidade de veículos no período da tarde, irá gerar represamento de cargas liberadas e onerar ainda mais a exportação brasileira, que nos últimos meses vem sofrendo com autorizações de ingresso que chegaram a demorar até 72h. Foi solicitado a Multilog que as liberações de senhas aconteçam ainda no período da tarde, em torno das 16h30min, para que as transportadoras tenham tempo suficiente para organizar o deslocamento ao porto e providenciar os testes contra a covid-19 exigidos na barreira sanitária.
Está marcada uma nova reunião para a próxima segunda-feira, 20/12, para medir os efeitos do novo procedimento.
Deixe seu comentário