Eclipse solar
Primeiro eclipse do ano será parcialmente visível em Uruguaiana
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586319/file/desktop/16512687066290.jpg?1674112881)
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O primeiro eclipse solar deste ano acontecerá na tarde deste sábado, 30/4 e será visto apenas no extremo sul da América do Sul. No Brasil, somente algumas cidades do extremo oeste do Rio Grande do Sul, que é o caso de Uruguaiana, conseguirão observar apenas uma pequena parte do eclipse. O ápice do evento astronômico será às 17h41, no horário de Brasília. Locais como Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia serão contemplados com o alinhamento total.
Esse tipo de eclipse é chamado de eclipse do pôr do sol. Esse fenômeno será um eclipse parcial, quando apenas uma parte da Lua sobrepõe o Sol. De acordo com a Nasa, a Agência Espacial estadunidense, em seu pico, cerca de 65% do Sol será apagado pela Lua.
Os eclipses solares acontecem quando o Sol, a Lua e o planeta Terra se alinham e a Lua passa "em frente" ao sol, bloqueando assim sua luz e lançando a sombra da Lua em uma parte específica da Terra. Quando os astros estão perfeitamente alinhados, temos um eclipse solar total, pois o círculo lunar sobrepõe completamente a grande estrela.
Já nos eclipses solares parciais, a lua passa apenas por uma parte do Sol. Embora não transforme o dia em noite - como é o caso do eclipse total - os eclipses parciais também são incríveis. Além desse, existe o eclipse solar anular, quando o diâmetro da lua é menor que o diâmetro do Sol. Dessa forma, a Lua cobre apenas o centro do Sol, formando um anel brilhante ao redor.
Para observar o fenômeno, é necessário utilizar de filtros solares nos telescópios ou nos binóculos. Não é recomendado olhar para o sol a olho nu nem utilizar chapas de raio-x, óculos escuros ou qualquer outro material do tipo.
Deixe seu comentário