Nova Plataforma
Registro de Imóveis Digital é implementado

Pexels. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Por meio do portal é possível localizar e acessar dados exigidos pela Receita Federal.
Os dados de imóveis do Rio Grande do Sul estão disponíveis agora em um novo portal de serviços eletrônicos. Exigidos pela Receita Federal no momento do preenchimento do Imposto de Renda, o sistema permite pesquisar bens, acessar e visualizar a matrícula do imóvel, que contém todos os dados da propriedade ou até mesmo pedir certidões pela internet.
Administrada pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), órgão responsável pela implementação do registro eletrônico no Brasil, a plataforma RI Digital reúne a base de dados dos 3 621 Cartórios de Registro de Imóveis do país. Atualmente, conta com aproximadamente 70 milhões de matrículas de imóveis cadastrados desde 1976.
O presidente do ONR, Juan Pablo Gossweiller, destaca que o novo portal oficial dos Cartórios de Imóveis permite o acesso aos mesmos serviços oferecidos presencialmente, mas de forma remota, eliminando a necessidade de deslocamento, otimizando o tempo e aumentando a eficiência dos processos.
O portal representa uma ferramenta indispensável para os contribuintes gaúchos, permitindo o acesso ágil e seguro aos dados dos imóveis. Essa facilidade contribui para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, destacando o compromisso dos cartórios com a modernização e a qualidade no atendimento.
Para preencher a declaração, a Receita Federal exige informações sobre cada imóvel do contribuinte, incluindo a data de aquisição, forma de pagamento, descrição detalhada, eventuais gastos com reformas ou ampliações, além da unidade, número da matrícula (que corresponde ao registro original do imóvel) e o cartório onde a propriedade está registrada.
Dados do Imóvel
Para obter essas informações o usuário deve acessar o site www.ridigital.org.br e ir ao menu de serviços, selecionar a opção Visualização da Matrícula. Com essa ferramenta é possível, de forma online, visualizar o registro original do imóvel, chamado matrícula, obtendo todas as informações para preencher corretamente a declaração do Imposto de Renda.
Se o cidadão não souber onde seu imóvel está registrado ou não tiver os dados da matrícula, ele pode utilizar o serviço de Pesquisa Qualificada. Essa ferramenta permite a consulta na base de dados dos Cartórios de Imóveis do Estado, bastando informar o nome do proprietário e/ou o CPF do titular da propriedade. Para Pessoas Jurídicas, a busca também pode ser realizada pelo CNPJ.
Podendo também optar por solicitar a Certidão do Imóvel em formato digital, baixando em seu computador em formato PDF, ou ainda em meio impresso, podendo ser confirmada a sua autenticidade na internet para qualquer finalidade. O valor do serviço, assim como o de todos os demais disponibilizados na Central, é tabelado em todo o Rio Grande do Sul por lei estadual e não qualquer acréscimo pelas solicitações pela Internet.
Deixe seu comentário