URUGUAIANA JN PREVISÃO

Boletim Epidemiológico

Uruguaiana tem 150 casos suspeitos de dengue

Pexels. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - União das Vilas, Cidade Alegria e São João são os bairros com mais casos suspeitos. 

O boletim epidemiológico da dengue registrou mais de 150 casos suspeitos no município, na terça-feira, 1ª/4. Segundo a epidemiologista, Eduarda Oliveira, 153 casos ao todo foram apontados como suspeitos e desses, 113 foram descartados, 21 aguardam o resultado e 19 casos estão confirmados. 

De acordo com dados informados ao CIDADE, a maioria dos casos confirmados, foi registrada entre mulheres, especialmente na faixa etária de 10 a 19 anos. Já os bairros com mais casos registrados pelo boletim, a União das Vilas é o primeiro a possuir mais casos de suspeita de dengue, seguido por Cidade Alegria e o bairro São João. 

A epidemiologista recomenda, que nos bairros com maior incidência de casos, o uso de repelente como uma medida adicional de proteção é extremamente importante.  

Sintomas e sinais de alerta 

A dengue se manifesta com sintomas como febre alta de início súbito, dores no corpo e articulações, dor de cabeça, náusea, vômito e dor atrás dos olhos. Em alguns casos, também podem surgir manchas avermelhadas na pele. 

Em situações mais graves, os pacientes podem apresentar sinais de alerta como dor abdominal intensa e persistente, vômitos frequentes, sangramento de mucosas e sinais de desidratação. Diante desses sintomas, é essencial buscar atendimento imediato em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou no posto de referência mais próximo. 

Diagnóstico e Prevenção 

Após a avaliação clínica, caso haja suspeita de dengue, o paciente pode ser encaminhado para a realização de exames sorológicos, que confirmam ou descartam a presença do vírus. 

A principal forma de prevenção contra a dengue é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A fêmea deposita seus ovos em recipientes com água parada, tornando essencial a eliminação desses criadouros. Medidas como revisar calhas, terrenos baldios, vasos de plantas e qualquer objeto que possa acumular água devem ser adotadas regularmente. 

Oliveira também reforça a importância da colaboração da população para conter o avanço da doença, destacando que a prevenção é a forma mais eficaz de combate à dengue. Em caso de sintomas, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente. 


Registro de Imóveis Digital é implementado Anterior

Registro de Imóveis Digital é implementado

Justiça revoga permissão para farmacêuticos receitarem medicamentos Próximo

Justiça revoga permissão para farmacêuticos receitarem medicamentos

Deixe seu comentário