Vacinação covid-19
Sábado terá Dia C de vacinação infantil
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Acontecerá, no próximo sábado, 19/2, o "Dia C" da vacinação infantil contra a covid-19. Esta etapa vacinará crianças entre cinco e 11 anos, sendo a primeira que contemplará crianças com cinco anos sem comorbidades.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização acontecerá na Escola Municipal Cecília Meirelles para crianças de cinco anos ou mais, com a equipe do Posto Central, com isso, não acontecerá a vacinação no Postão. As aplicações acontecerão das 8h às 16h30min. Crianças de cinco anos deverão esperar cerca de 20 minutos após a aplicação para serem liberadas, por esta razão, o atendimento dessa faixa etária será somente na Escola.
Para as crianças a partir de seis anos até os 11 anos, o atendimento também será fornecido nos outros postos de saúde da cidade, excetuando a Estratégia de Saúde da Família (ESF) 6 no bairro São João, e da Barragem Sanchuri. Os imunizantes estarão disponíveis das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min.
Crianças imunocomprometidas serão exclusivamente atendidas na Escola Cecília Meirelles e deverão apresentar laudo médico ou receituário. Para todos os grupos pediátricos será necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS e carteirinha de vacinação. As crianças precisarão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
O grupo dos imunocomprometidos é composto por crianças transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; portadores de HIV; doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; neoplasias hematológicas.
Dia C
O Estado fará o "Dia C" como um esforço extra para a aplicação da primeira dose nas crianças desta faixa etária, com o objetivo de imunizar o grupo para a volta às aulas. O retorno presencial em escolas está previsto para o próximo dia 21. A expectativa é que aumente a mobilização das famílias para que as crianças sejam vacinadas.
De acordo com o governo do Estado, escolas serão convidadas a participar da campanha, com professores, como formadores de opinião junto aos pais, demonstrando a necessidade de que as crianças sejam imunizadas, recebendo proteção mais efetiva contra a covid.
Deixe seu comentário