Focos da dengue
Saúde realiza ações de combate à dengue
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586237/file/desktop/16540855558671.jpg?1674112334)
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Com o intuito de mitigar os focos de dengue no município, os agentes de combate às endemias (ACE) da Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atuam em todos os bairros de Uruguaiana. Eles agem de forma a combater a propagação do mosquito que também é o transmissor da Zika e Chikungunya, o Aedes aegypti.
Após o Dia das Mães, as equipes compareceram ao Cemitério Municipal de Uruguaiana para realizar uma vistoria na área, uma vez que a data é de grande movimentação de pessoas deixando plantas e flores no local. Foram eliminados depósitos com água
De acordo com a SMS, preferencialmente, o agente atua próximo ao bairro em que reside. Entretanto, quando a necessidade do controle vetorial justificar, os agentes concentram suas atividades nos locais onde estão sendo realizadas as ações. Esse é o caso das pesquisas vetoriais especiais e dos bloqueios de transmissão.
A Pesquisa Vetorial Especial (PVE), consiste em na visita de 100% dos imóveis em um raio de até 300 metros do local onde a pessoa suspeita de infecção por vírus da dengue, Zika ou Chikungunya se encontrava. O objetivo é eliminar a possibilidade de contato do mosquito com o doente através da eliminação de depósitos e criadouros de mosquitos.
Já o bloqueio de transmissão baseia-se na aplicação de inseticida por meio da nebulização espacial a frio, conhecido como tratamento a Ultra Baixo Volume (UBV) ou fumacê. São utilizados equipamentos portáteis ou pesados em, pelo menos, uma aplicação, iniciando no quarteirão de ocorrência e continuando nas adjacências, considerando um raio de 150m.
O bloqueio de transmissão é a estratégia de escolha para uma ação imediata, quando se faz necessário o combate ao vetor na forma adulta, ou seja, diretamente aos mosquitos. Esse é o método utilizado em municípios com transmissão confirmada.
Casos em Uruguaiana
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde colhidos na manhã desta terça-feira, 31/5, o município tem um total de 33 casos notificados de dengue. Já foram descartados pelas equipes 17 suspeitas da doença em Uruguaiana. Além disso, 12 casos ainda estão sob investigação.
Uruguaiana já possui a confirmação de quatro casos da doença, sendo que três foram importados de outros municípios e um evoluiu para óbito. A vítima fatal foi uma criança de um ano que faleceu no dia 19 de maio. No entanto, até o momento não foram registrados casos autóctones, ou seja, que foram transmitidos dentro da própria região.
Deixe seu comentário