Cultura
Sesc Uruguaiana promove live sobre a presença dos povos indígenas no RS
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A presença dos indígenas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul será tema de live nesta terça-feira, 22/6. Como sequência à exposição Invasão Colonial, o Sesc Uruguaiana convidou o artista Xadalu Tupã Jekupé para debater sobre "A presença dos povos originários no Rio Grande do Sul, chegando até a região da Fronteira Oeste".
A transmissão ocorre a partir das 19h, por meio da plataforma Google Meet, e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pelo WhatsApp (55) 98423-6353 ou pelo e-mail foliano@sesc-rs.com.br. A atividade tem o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Pampa Uruguaiana (NEABI).
Xadalu Tupã Jekupé é um artista mestiço que usa elementos da serigrafia, pintura, fotografia e objetos para abordar em forma de arte urbana o tensionamento entre a cultura indígena e ocidental nas cidades. Junto com ele, debaterão o assunto Daniel Rodrigues Teles, membro da Coordenação Nacional dos Estudantes Indígenas e do NEABI, e Dagoberto Alvim Clos, pesquisador da História de Uruguaiana há 20 anos formado em Estudos Sociais e em História pela PUC-Campus II Uruguaiana.
A exposição Invasão Colonial esteve na cidade até o início de junho e segue por Santa Rosa, Ijuí, Alegrete, Montenegro, Passo Fundo, Caxias do Sul e Lajeado em um circuito realizado pelo Sesc/RS. Com o objetivo de provocar reflexão sobre os tensionamentos sociais da cultura indígena com a cultura ocidental, a mostra reúne em oito obras as consequências e os problemas deste choque de comportamentos e ideias.
Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.
Live: A presença dos povos originários no Rio Grande do Sul, chegando até a região da Fronteira Oeste
Data: 22/6, terça-feira
Horário: 19h
Convidados: Xadalu Tupã Jekupé, Daniel Rodrigues Teles e Dagoberto Alvim Clos
Plataforma: Google Meet
Inscrições: gratuitas pelo WhatsApp (55) 98423-6353 ou pelo e-mail foliano@sesc-rs.com.br
Realização: Sesc Uruguaiana
Apoio: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Pampa Uruguaiana (NEABI)
Deixe seu comentário