URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde

Uruguaiana chega a 25 casos de dengue

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A principal forma de evitar a doença é a eliminação dos potenciais criadouros do Aedes aegypti.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou nesta semana mais quatro mortes por dengue no Estado, atingindo no total 43 óbitos neste ano. Na quarta-feira, 31/5, foi confirmada a morte de um homem, residente de Porto Alegre, 21 anos. Ele não tinha registro de alguma comorbidade e o falecimento ocorreu no último dia 20.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Uruguaiana confirmou mais dois casos de dengue. Trata-se de dois homens de 41 anos, um é morador do bairro Emilio Brandi e o outro da Cohab II. No total o município possui 25 casos confirmados pela doença.

Atualmente são 158 notificações e 62 casos em investigação. Os casos descartados já somam 71. No momento o município não registra nenhuma internação e não possui nenhum óbito pela doença. A SMS reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Na quinta-feira, 1/6, foram confirmadas mais três mortes. Os óbitos são de um homem de 70 anos, morador de Santa Maria, com comorbidade, no dia 25/5 e de duas mulheres. Uma delas, de 88 anos, era residente em Ijuí e faleceu também no dia 25/5, enquanto outra, moradora do município de Não-Me-Toque, veio a óbito na última terça-feira, 30/5.

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 19.457 casos confirmados de dengue, dos quais 17.777 são autóctones, quando o contágio ocorreu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).

Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado.

Liraa

Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde de Uruguaiana iniciaram na segunda-feira, 22/5, o segundo Levantamento Rápido de Índice do Aedes aegypti (LIRAA) de 2023.

O período de vistoria dos imóveis foi realizado de 22 a 26/5 e as larvas encontradas forma enviadas para análise em Alegrete-RS. Até a quinta-feira, 1/6, o resultado do levantamento ainda não estava disponível para consulta.

O levantamento tem como objetivo saber o índice de infestação predial (IIP), que é considerado um índice de alerta para a ocorrência de dengue, zika e Chikungunya.

Bairro Profilurb recebe praça revitalizada Anterior

Bairro Profilurb recebe praça revitalizada

Gasolina fica mais cara no Estado Próximo

Gasolina fica mais cara no Estado

Deixe seu comentário