Rede municipal
Uruguaiana disponibiliza vacina contra HPV para vítimas de violência sexual
Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O esquema vacinal para as vítimas de violência que se declararem será de três doses.
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garante a oferta da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) para pessoas vítimas de violência sexual, de 9 a 45 anos, devido ao risco aumentado de contrair doenças relacionadas ao vírus. A informação é do secretário de Saúde do Município, Diego Cantori.
O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e pode infectar pela pele ou mucosa (oral, genital ou anal) e, quando apresenta lesões precursoras não tratadas precocemente, podem evoluir para câncer, principalmente no colo do útero.
A vacina contra o HPV já é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SMS) para a imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos; pessoas de até 45 anos, sendo homens ou mulheres que vivem com HIV/Aids; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea; e pacientes oncológicos que apresentam em comum um quadro de imunossupressão, desde que tenham um relatório médico com a comprovação. “A rede municipal também garante a oferta da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) para as pessoas vítimas de violência sexual autodeclarada, com idade entre 9 e 45 anos. O objetivo, é diminuir o risco de contrair doenças relacionadas ao vírus, pois o HPV é associado aos cânceres de colo do útero, de pênis, vulva, canal anal e orofaringe, além das verrugas genitais”, explicou.
Violência sexual
A violência sexual envolve a relação sexual não consentida mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força, e é uma questão de saúde e segurança pública que exige políticas e ações integradas. Essa prática pode causar traumas, gravidez indesejada, ferimentos visíveis e invisíveis, além de infecções sexualmente transmissíveis.
Vacinação
O esquema vacinal para as vítimas de violência que se declararem será de três doses. Não é um tratamento e sim uma forma de prevenção. Procure a sala de vacinas do posto central e faça a sua dose.
Deixe seu comentário